Prefeitura discute com comerciantes protocolos de segurança para estabelecimentos

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

29 de maio de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes intensificou as conversas com entidades representantes do comércio da cidade e com o shopping para definir os protocolos a serem seguidos quando for possível a reabertura de estabelecimentos comerciais, que têm suas atividades paralisadas pelas restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. Ainda não há uma data prevista para mudanças. A ação faz parte do Plano de Retomada Econômica, desenvolvido pela administração municipal, para estimular a economia da cidade, a geração de empregos e renda.

Nesta quinta-feira (28/05), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social esteve em contato com a Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC), com o Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes (Sincomercio) e com o Mogi Shopping. As entidades enviaram contribuições com medidas propostas para o período de reabertura.

“Este é um trabalho de planejamento para que, quando for possível a reabertura do comércio, isso seja feito com toda a segurança, não comprometendo os esforços que foram feitos pelos comerciantes e toda a população durante este período de quarentena. Estamos vivendo a maior crise de saúde pública dos últimos 100 anos, então todas as medidas devem ser adotadas com cautela e responsabilidade”, explicou o prefeito Marcus Melo.

Nesta semana, o Governo do Estado anunciou o plano para a retomada das atividades econômicas. Mogi das Cruzes foi enquadrada dentro da Região Metropolitana de São Paulo, onde foi mantida a restrição máxima e funcionamento apenas dos serviços essenciais. Nesta quinta-feira, o prefeito encaminhou ao Governo do Estado um pedido de reanálise da classificação do município, que irá determinar como, quando e quais atividades poderão ser retomadas.

Nesta sexta-feira (29/05), o Governo do Estado anunciou que a Região Metropolitana será dividida em sub-regiões para que seja feita a análise individual das situações, com as especificidades locais.

As propostas que estão sendo analisadas compreendem medidas relativas ao atendimento, horários diferenciados, disponibilização de materiais de higiene, como álcool em gel, utilização de máscaras e ações para evitar a aglomeração de pessoas. Também estão sendo levadas em conta as providências determinadas pelo Governo do Estado para os locais em que a reabertura é possível.

“Esta é mais uma etapa de um trabalho que vem sendo feito, por determinação do prefeito Marcus Melo, desde o início da crise causada pela pandemia. Estamos conversando com todos os setores da sociedade, como as entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços, além da Câmara Municipal, OAB, Sebrae e o Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia. Todo este trabalho resultou em ações do Plano de Retomada Econômica, que continua tendo novas ações”, afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Simei Baldani, lembrando que havia uma expectativa dos comerciantes para a flexibilização das regras.

O secretário destacou ainda que a Prefeitura vem realizando ações para estimular o comércio da cidade, mesmo com as restrições impostas pela pandemia. O destaque é a criação do aplicativo Vetrina, que facilita o procedimento para venda online dos comerciantes. Os cadastrados apresentam seus produtos e a comercialização começa e termina pelo WhatsApp.

Outra ação importante foi a flexibilização da fiscalização da Lei Mogi Mais Viva. Com esta medida, os comerciantes puderam colocar cartazes informativos em suas fachadas com as formas que os consumidores teriam acesso a seus produtos e serviços.

Para o Dia dos Namorados, a Prefeitura ainda está preparando uma ação especial que contará com a participação de artistas da cidade. Eles farão shows online e, durante as apresentações, serão divulgadas plataformas digitais onde os comerciantes poderão anunciais e vender produtos alusivos à data.