Prefeitura e Diretoria de Ensino lançam projeto de conscientização sobre manutenção de calçadas

Secretaria de Serviços Urbanos

17 de agosto de 2017

O prefeito em exercício, Juliano Abe, esteve, na manhã desta quinta-feira (17/08), na Escola Estadual Professor Isaac Grinberg, em Braz Cubas, para o lançamento do projeto “A calçada é a extensão do lar”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio das Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Transportes e Verde e Meio Ambiente, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, que tem por objetivo conscientizar os jovens sobre a necessidade de todos contribuírem para a limpeza e manutenção de suas calçadas.

Mais de 40 alunos da unidade de ensino se envolveram na atividade e saíram às ruas do bairro no início da manhã para duas tarefas: um grupo foi batendo de porta em porta e conversando com os moradores, para um trabalho de conscientização, enquanto outro se dedicou à limpeza efetiva das calçadas, com serviços de varrição e também pintura de guias. A Prefeitura disponibilizou o material que foi utilizado e também deslocou equipes de apoio, para a execução dos trabalhos.

“Temos o hábito de cobrar muito dos outros, porém poucas vezes paramos para questionar o que nós estamos fazendo para melhorar a nossa vida e vida daqueles que estão ao nosso redor. Quando paramos para limpar a nossa casa ou a nossa escola, estamos contribuindo e também valorizando o trabalho daqueles que todos os dias fazem esse serviço. E por que não se empenhar para melhorar um lugar onde passamos praticamente metade das nossas vidas?”, destacou Abe, em um bate-papo com os estudantes.

O prefeito em exercício lembrou ainda que, por ano, a Administração Municipal gasta uma média de R$ 10 milhões com serviços de limpeza e manutenção de uma forma geral na cidade. “Isso é uma obrigação da Prefeitura, porém se todo mundo contribuísse cuidando da limpeza da sua calçada, por exemplo, já teríamos uma economia e esses recursos poderiam ser aplicados em outras coisas, como a construção de mais escolas”, exemplificou.

A dirigente regional de Ensino, Rosania Morroni, também estava presente e incentivou os alunos a participarem da ação. E os alunos participantes, que cursam atualmente o Ensino Médio, deram exemplo de conscientização sobre o tema. “Quando compramos uma casa ou um terreno, a metragem da calçada já está incluída. Ou seja, a responsabilidade de cuidar dessa calçada é de quem comprou, não da Prefeitura. Vamos batendo de porta em porta, levando esta mensagem e tentando ir contagiando os vizinhos, pois coisas boas também influenciam”, destacou Mateus Oliveira Gomes, de 15 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da unidade de ensino.

O projeto “A calçada é a extensão do lar” terá continuidade ao longo dos próximos dias, em outras escolas estaduais do distrito de Braz Cubas. As próximas unidades que participarão são a E.E.s Frei Thimoteo Van Den Broeck, Galdino Pinheiro Franco, Professora Helena Urbano Nagib, Claudio Abrahão e Paulo de Oliveira Mello. Em todas elas, além do empenho dos alunos, haverá equipes de apoio da Prefeitura e os serviços executados serão capinação de cabeça de guias, raspagem de sarjetas, aplicação de cal nas guias, recolocação de lixeiras, revitalização da sinalização de solo, mais a conscientização junto à vizinhança. (Lívia de Sá)