Prefeitura e Instituto NET Claro irão lançar o projeto Educonex@o na terça-feira

12 de setembro de 2019
Lançamento do Educonex@o beneficiará 78 escolas municipais para o uso de tecnologias digitais. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, irá celebrar na próxima terça-feira (17/09), às 13 horas, na Escola de Governo e Gestão, uma parceria com o Instituto NET Claro Embratel, com o lançamento do projeto Educonex@o. O programa, que contará com a parceria técnica do Instituto Crescer, irá beneficiar 78 escolas municipais e serão capacitados cerca de 200 educadores para o uso de tecnologias digitais e inovação em sala de aula.

Pelo projeto, o instituto irá disponibilizar dois pontos de TV a cabo e dois pontos de Internet de 10 Megabytes para todas as escolas do município que estejam em regiões atendidas pela empresa Net Claro e para os prédios da Secretaria de Educação (sede), Escola de Empreendedorismo e Inovação e o Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica Prof. Boris Grinberg). Além disso, capacitará 40 coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino na modalidade de ensino híbrido e no mínimo 160 professores na modalidade de ensino EaD para a utilização dessas tecnologias em sala de aula.

A rede municipal de ensino está 100% informatizada com a aquisição de mais cinco mil tablets e chromebooks, que atendem 47.208 alunos. Recentemente também foram adquiridos óculos de realidade virtual, que têm sido utilizados para o ensino de astronomia para alunos do 5º ano do ensino fundamental. A Secretaria de Educação conta com o programa Educa + Mogi e técnicos da própria Secretaria de Educação também desenvolvem atividades para aprimorar a aprendizagem dos estudantes, como o programa Simulados e o jogo Astro.

Pelo projeto, os coordenadores municipais, coordenadores pedagógicos e professores da rede pública de ensino terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para utilizar tecnologias digitais e inovação em práticas educacionais – totalizando 40 horas ao fim do ano. Nas etapas iniciais e finais, os educadores realizarão o APEI-50, teste de autoavaliação, desenvolvido pelo Instituto Crescer, e que será usado como ferramenta de mensuração dos resultados do programa, contribuindo com a análise do desenvolvimento do Educonex@o na cidade.

O Educonex@o é embasado nos quatro pilares da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura): aprender a ser, conviver, conhecer e fazer. Com abrangência nacional, o projeto está presente em 51 cidades de 20 Estados. Entre os anos de 2011 e 2018, beneficiou mais de 1,7 mil escolas, 2,2 mil professores e 63 mil alunos. Em 2019, o objetivo é beneficiar mais de 35 mil estudantes por meio da capacitação de cerca de 1,3 mil professores e 320 coordenadores pedagógicos. (Kelli Correa Brito)