Prefeitura inicia construção da nova Maternidade Municipal com evento neste sábado, dia 16

14 de novembro de 2019

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza neste sábado (16/11), às 10 horas, o lançamento da Pedra Fundamental para início da construção da Maternidade Municipal, na rua Francisco Affonso de Melo, nº 550, no Distrito de Braz Cubas. A futura unidade irá dobrar a capacidade de atendimento do município para a realização de partos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garantirá ainda mais segurança, conforto e qualidade às gestantes e bebês.

A futura Maternidade Municipal terá cerca de 8 mil m² distribuídos em sete pavimentos (do subsolo ao quinto andar) e disponibilizará 89 vagas, das quais 54 leitos para mulheres, além de 10 leitos de UTI Neonatal, 10 leitos de cuidados intermediários e UTI Adulto, entre outros espaços especializados.

A implantação da Maternidade Municipal é meta da Administração Municipal para suprir as necessidades de assistência às gestantes e bebês com todos os recursos e equipamentos necessários para oferecer atendimento qualificado e humanizado. “Manter todos os equipamentos funcionando é o grande desafio da Saúde, mas precisamos ir além. Mogi tem avançado muito e já é referência em diversos equipamentos e serviços prestados”, explica o prefeito Marcus Melo.

O projeto da futura Maternidade Municipal foi elaborado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Entre os espaços previstos estão a segunda unidade do Programa Mãe Mogiana, Pronto Atendimento de Obstetrícia, Berçário com Cuidados Intermediários e Intensivos (UTI), Parto Humanizado, Centro Obstétrico, Pré e Pós-Parto e UTI Adulto, entre outros. A unidade contará com leitos para gestantes, puérperas, leitos especializados no sistema canguru, leitos para gestantes de alto risco, além de quartos para atendimento antes e depois do parto.

Atualmente, Mogi das Cruzes conta apenas com a Santa Casa para a realização de partos pelo sistema público e a unidade enfrenta constantes problemas de superlotação. Os problemas levaram à mobilização da Prefeitura que, em julho/2018, conseguiu a doação da área de 3 mil m2 onde funcionou o antigo Fórum Distrital de Braz Cubas. “Com ginecologista e obstetra há 45 anos, esse é um momento muito importante e histórico para a nossa cidade. A futura Maternidade Municipal irá suprir todas necessidades de assistência às gestantes e bebês, com estrutura, recursos e equipamentos modernos e qualificados para o atendimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

O processo de licitação teve como vencedor o Consórcio CDG/Sahliah, que executará a obra no prazo de 30 meses com orçamento de R$ 35,1 milhões. A concorrência entre as empresas fez o custo da obra baixar em quase R$ 15 milhões diante do valor inicialmente estimado de R$ 50 milhões.