Prefeitura inicia construção do Complexo de Saúde no bairro do Rodeio

31 de agosto de 2019

O prefeito Marcus Melo assinou a autorização para início da construção do CIAS – Complexo Integrado de Atendimento à Saúde, nesta manhã de sábado (31/08), no bairro do Rodeio. O evento faz parte das comemorações pelo 459º Aniversário da Cidade e marca o começo de uma das maiores obras da Saúde, com 3,7 mil metros quadrados de construção e espaço projetado para abrigar quatro importantes equipamentos de saúde: Pró-Hiper, Clínica do Homem, UnicaFisio e Clínica da Pessoa com Deficiência.

“O CIAS será a maior obra de saúde depois do Hospital Municipal, contemplando nossa cidade com serviços já consolidados e também com novidades, como a Clínica da Pessoa com Deficiência. Quero chamar todas as pessoas com deficiência ao palco, para que possamos comemorar juntos esse momento tão importante”, disse o prefeito.

O projeto do CIAS prevê a construção de um prédio com dois pavimentos planejados para ofertar diversos serviços de saúde. A Clínica do Homem, por exemplo, oferecerá atendimento ambulatorial especializado na saúde do público masculino, com consultas e exames especializados, como urologia e cardiologia, além de atendimentos de promoção à saúde. “É um serviço de extrema importância para incentivarmos a prevenção da saúde entre os homens, que tradicionalmente se cuidam menos que as mulheres”, explicou o prefeito.

Já a área destinada ao Pró-Hiper será implantada para substituição do prédio atual, no bairro do Mogilar, promovendo uma nova infraestrutura que permitirá ampliar a capacidade atendimento, com mais conforto para os idosos. Contará com academia, quadra de vôlei, piscinas cobertas (para uso terapêutico e recreativo), além de vestiários e sanitários.

O projeto prevê, ainda, a implantação de uma nova unidade da UnicaFisio, que garantirá atendimentos de reabilitação e fisioterapia já consolidados no Distrito de Braz Cubas, agora em outra região da cidade. “A futura unidade realizará tratamentos fisioterápicos diversos, como eletroterapia, termoterapia, mecanoterapia e escola da coluna”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

A grande novidade será a Clínica da Pessoa com Deficiência, um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual com objetivo de ampliar a oferta de atenção especializada com serviços voltados para pessoas com deficiência intelectual, autismo, deficiência física ou visual. O foco será promover reeducação de suas funções cognitivas, físicas, sensoriais e sociais. A nova unidade complementará a Rede de Atendimento à Pessoa com Deficiência, composta por entidades como AACD, APAE, Asete, Apafi, Arcat, Cejoy e Gatem, além da Emesp Professora Jovita Franco Arouche.