Prefeitura realiza audiência pública para chamamento do Hospital Municipal

Secretaria de Saúde

10 de janeiro de 2019
Audiência pública para chamamento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi realizada na quarta-feira, dia 9 (foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes promoveu, na tarde de quarta-feira (09/01), uma audiência pública para chamamento do Hospital Municipal Prefeito Waldemar Costa Filho, em Braz Cubas. O atual contrato termina no final de março e a consulta pública é uma etapa do processo de escolha da nova organização social para o gerenciamento da unidade.

A audiência pública foi conduzida pelo secretário municipal de Gestão, Marcos Regueiro, e pela secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha, no auditório do prédio sede da Administração Municipal. Reuniu servidores, representantes de organizações sociais, equipamentos de saúde, hospitais, Câmara Municipal e conselheiros da Saúde.

O Hospital Municipal de Mogi das Cruzes foi inaugurado no dia 14 de junho de 2014 e presta atendimento exclusivo para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os serviços realizados estão internações adulto e infantil, Pronto Atendimento Infantil 24 horas, consultas ambulatoriais em diversas especialidades e exames diagnósticos.

“A principal novidade prevista para o novo contrato será a implantação da Oftalmologia, com foco nas cirurgias de catarata, e da Cirurgia Pediátrica. Na área ambulatorial, a principal mudança será na Cardiologia, que passará a atender exclusivamente aos pacientes do Hospital Municipal”, informou a coordenadora de Gerência Hospitalar de Mogi das Cruzes, Lury Tanabe, que fez uma apresentação detalhada sobre a unidade.

Desde que foi implantado, o Hospital Municipal já realizou 1.427.600 procedimentos entre Pronto-Atendimento Infantil 24 horas, Ambulatório de Especialidades, Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), internações, cirurgias de baixa e médica complexidade e atendimentos multidisciplinares, como Psicologia, Serviço Social e Enfermagem. O ponto alto da produção, conforme apresentação, foi o ano de 2015, quando a unidade realizou 339.280 procedimentos. "Mas neste ano ocorreu uma mudança no atendimento pediátrico do Hospital Luzia de Pinho Melo e o Hospital Municipal tornou-se referência para internações de baixa e média complexidade em pediatria", explicou Lury.

Serviço

O Pronto-Atendimento do HMMC atende crianças de 0 a 12 anos em situação de urgência e emergência, 24 horas por dia, sete dias na semana. No Ambulatório de Especialidades é colocado à disposição oito especialidades, agendadas por meio do SIS-160. As consultas oferecidas são: ginecologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, vascular, urologia, clínico-geral, cardiologia e anestesista.

No SADT são nove modalidades de exames: laboratoriais, anatomia patológica + citologia, radiologia, ultrassonografia c/ doppler, endoscopia, colonoscopia, tomografia, ecocardiograma e eletrocardiograma.

O Hospital Municipal conta com 69 leitos de internação para homens, mulheres e crianças, e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulta. No Centro Cirúrgico, atualmente são realizadas cirurgias nas especialidades vascular, ginecologia, urologia, otorrino, pediátrica, cirurgia-geral, pneumologia, anestesia, torácica e de cistoscopia.