Prefeitura recebe a doação de 19 chromebooks da Fundação Lemann

18 de setembro de 2017

Na tarde desta segunda-feira (18/09), a Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu a doação de 19 chromebooks da Fundação Lemann, que desenvolve em parceria com a Secretaria de Educação, o projeto Khan Academy nas Escolas. Mogi das Cruzes é um dos cinco municípios brasileiros que participam de uma pesquisa científica da instituição sobre o uso da plataforma na aprendizagem de Matemática. A doação foi recebida pelo prefeito Marcus Melo, a titular da Pasta, Juliana Melo e gestores das escolas municipais que participam do projeto.

“A educação tem sido sempre um grande diferencial em nossa cidade. É uma área que tem recebido um investimento significativo. Agradecemos esta doação para nossos alunos e estamos à disposição para novas iniciativas que possam ser implementadas por meio dessa parceria”, disse o prefeito. Os equipamentos serão encaminhados para a Escola Municipal Prof. Hélio dos Santos Neves, no Residencial Novo Horizonte.

Mogi participa de uma pesquisa científica de Avaliação de Impacto junto aos municípios de Manaus (AM), Pelotas (RS), São Bernardo do Campo (SP) e Barueri (SP). “A doação é feita em caráter excepcional, foi muito pensada e é um subsídio para ousarmos mais. A pesquisa subsidiará políticas públicas e deixará as escolas brasileiras mais abertas à inovação”, disse Guilherme Barros, coordenador de projetos da Fundação Lemann.

A pesquisa teve início neste ano. Ao todo 26 escolas municipais estão participando do projeto neste ano, sendo 10 escolas do Grupo de Tratamento, 7 escolas do Grupo de Controle, 9 escolas no Uso Livre. “Realizamos o projeto desde 2014 e recebemos com muita alegria o convite em participar da pesquisa. Contamos com o empenho do nosso Departamento Pedagógico e das escolas neste projeto, que tem tido um resultado muito positivo”, Juliana Melo.

“Vemos com muito otimismo essa parceria com Mogi das Cruzes. Um levantamento nosso aponta que com o uso da plataforma os alunos ganham quatro meses a mais na aprendizagem de Matemática e queremos apresentar este resultado efetivo para o Brasil todo por meio da pesquisa”, disse Caio Poli, gestor de projetos da Fundação Lemann, que apresentou o trabalho realizado na cidade por meio da parceria.

A formadora Daiana Gonzales, do Sincroniza Educação, responsável pelo acompanhamento do projeto desenvolvido em Mogi das Cruzes também participou do evento. O projeto Khan Academy nas Escolas faz parte do Programa de Tecnologia Educacional da Secretaria de Educação, que atende 67 escolas da rede municipal de ensino e 25,5 mil alunos, sendo 10,7 mil do programa Escola de Tempo Integral. (Kelli Correa Brito)