Prefeitura recebe altar em homenagem a São Benedito; festa vai até o dia 5 de maio

Gabinete

16 de abril de 2019

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, nesta terça-feira (16/04) à tarde, a cerimônia de instalação e bênção do altar em homenagem a São Benedito. A Festa de São Benedito abre o calendário religioso da cidade, com programação religiosa, folclórica e a tradicional quermesse entre os dias 25 de abril e 5 de maio. O evento desta terça contou com as presenças do bispo diocesano, dom Pedro Luiz Stringhini, do prefeito Marcus Melo, do vice Juliano Abe, além de secretários municipais e cidadãos.

“Vivemos um cotidiano atribulado e cheio de afazeres. Mas é muito importante reservarmos alguns minutos para uma celebração como esta, que renova nossa fé a fortalece o espírito”, disse o prefeito, ao lado do casal de festeiros Danielle Ferreira da Silva e Eduardo Ferreira da Silva, e dos capitães-de-mastro Ana Paula Soares e Claudinei Ferreira Soares. O padre reitor do santuário, Marcos Sulivan Vieira, também esteve na cerimônia.

São Benedito viveu no século 16. Com o nome de Benedito Manasseri, nasceu em 1526, na pequena aldeia de São Fratelo, na ilha da Sicília, Itália. Seus pais eram descendentes de escravos da Etiópia. Aos 21 anos de idade, ingressou na Irmandade de São Francisco de Assis.

Na Irmandade, exercia a função de simples cozinheiro, era apenas um irmão leigo e analfabeto, mas a sabedoria e o discernimento que demonstrava fizeram com que os superiores o nomeassem mestre de noviços e, mais tarde, foi eleito o superior daquele convento. Morreu no dia 4 de abril de 1589 e foi canonizado em 1807, pelo papa Pio VII. Desde então, seu culto se espalhou por todo o mundo. (Marco Aurélio Sobreiro)