Premiação da Aprendi e cerimônia da Cápsula do Tempo lotaram o Cemforpe

27 de outubro de 2017

Pais, alunos e educadores lotaram o auditório do Cemforpe na tarde desta sexta-feira (27/10) para a premiação dos 279 alunos que tiveram 100% de aproveitamento na Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens realizada no segundo semestre deste ano. O evento também homenageou estudantes que se destacaram em competições esportivas e educacionais. Encerrando a comemoração, o prefeito Marcus Melo, acompanhado pelo vice-prefeito Juliano Abe e a secretária de Educação, Juliana Guedes participaram da cerimônia da Cápsula do Tempo.

O resultado positivo do filho Gustavo de Carvalho Oliveira, de 7 anos, da EM Profª Marlene Muniz Schimidt, na Vila Moraes, surpreendeu a mãe Elisabete de Carvalho. “Fiquei surpresa e feliz com o resultado. É a primeira avaliação dele e ele foi muito bem”, disse. Para Roseli Bueno Gouveia, mãe de João Pedro Gouveia de Paula Santos, de 9 anos, único premiado na EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro, na Vila Cléo,  a premiação irá estimular os alunos. “Achei que foi um incentivo importante para que as crianças continuem estudando”.

“A educação em Mogi das Cruzes avançou muito mas sempre podemos melhorar. A Aprendi nos faz descobrir quais cam inhos e ajustes precisamos fazer. Recebemos hoje nossos alunos nota 10, que peço que continuem estudando e se dedicando. Só temos um caminho para o desenvolvimento que é o da educação”, disse o prefeito. A Aprendi foi aplicada nos dias 4 e 5 de outubro para 17.935 do 2º ao 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Os resultados da avaliação auxiliarão no desenvolvimento de ações para aprimorar a qualidade de ensino oferecida aos estudantes. “Nosso objetivo foi premiar os bons alunos, parabenizar os pais e professores pelos resultados alcançados”, disse a secretária municipal de Educação, Juliana Guedes. Mitch Almeida, responsável pela Aprendi, falou sobre a prova com os alunos.

A escola com maior número de alunos que receberão o certificado é a EM Verª Astréa Barral Nébias, de Nova Jundiapeba, com 44 alunos. O aluno Rodrigo Silva Almeida, aluno da unidade escolar, emocionou a todos. “Quando nossa diretora se aposentou, não tínhamos presente e ela pediu que fossemos bem na Aprendi e hoje estamos aqui”, disse, fazendo  uma homenagem para a ex-diretora, Maria Cristina Perpétuo.

Confira o nome de todos os premiados nos arquivos em anexo.

Durante o evento também serão homenageados alunos da EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro, que se destacaram no Campeonato de Xadrez do Colégio Objetivo, a equipe de Robótica da EM Fujitaro Nagao, que foi eleita a melhor escola pública na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e o time de futsal sub-10 do Cempre Oswaldo Regino Ornellas, campeão dos Jogos da MM Calçados. Todos os alunos receberam certificado de menção honrosa e um exemplar do livro “Cachorro Preto! Cachorro Branco!”, da autora mogiana, Danielle Felicetti Muquy.

Cápsula do tempo

Os registros fotográficos das premiações entregues nesta sexta-feira (27/10), os jornais do dia, materiais do Programa Ler e Escrever, uma carta do aluno Rodrigo, da EM Astréa e do prefeito Marcus Melo, entre outras publicações fizeram parte da Cápsula do Tempo, que foi instalada no Bloco Didático do Cemforpe e deverá ser aberta em 27 de outubro de 2050.

“Encerramos com chave de ouro a programação do Outubro da Educação, que nos apresentou os projetos e os avanços da educação em nossa cidade. Quando esta cápsula do tempo for aberta em 2050, espero que possamos ver o quanto nossa cidade evoluiu e os nossos jovens sejam os líderes de nossa cidade, trabalhando pelo bem de toda a população”, disse o prefeito Marcus Melo. (Kelli Correa Brito)