Prêmio Mogi: Educador por Excelência 2018 reconhece o trabalho de professores e gestores

16 de outubro de 2018

Experiências pedagógicas de sucesso e práticas inovadoras nas escolas e creches do sistema municipal de ensino de Mogi das Cruzes foram premiadas na noite desta segunda-feira (15/10), data em que se comemora o Dia dos Professores, no auditório do Cemforpe. A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, realizou a entrega do prêmio “Mogi: Educador por Excelência Edição 2018”. A iniciativa, criada em 2017, tem como objetivos reconhecer e valorizar o trabalho realizado nas escolas.

A rede municipal conta com mais de 1,7 mil professores responsáveis pelo atendimento de 46.460 alunos. “O prêmio compartilha conhecimentos e boas práticas, sensibiliza novas ideias e propostas, além de mostrar um caminho para que nós continuemos avançando. Todos nós sabemos que tudo pode ser melhorado em nossas vidas. A educação é fundamental para a transformação de vidas no Brasil e no mundo”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo.

Em sua segunda edição, a premiação é dividida em três categorias: a) Professores da Educação Infantil e Educação Especial; b) Professores do Ensino Fundamental, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos – EJA e c) Diretores das escolas municipais e Coordenadores pedagógicos. Neste ano, foram inscritos 96 trabalhos, sendo 30 de Educação Infantil, 49 de Ensino Fundamental e 17 de gestores.

Projetos premiados

O projeto “Letras e lousinhas mágicas”, da professora Tatiane Rodrigues Oleinik, da Escola Municipal Rural Kaoru Hiramatsu, no Taboão, foi o vencedor na categoria educação infantil. A entrega da premiação da categoria ensino fundamental emocionou a todos. A professora Joyce Aparecida Camargo de Oliveira, da EM Coronel Almeida, autora do projeto “Pequenos compositores”, encantou a todos ao cantar o clássico “Como nossos pais”.

A categoria de gestores premiou o projeto “Núcleo Urbano – Empoderando aprendizagens”, desenvolvido no Núcleo Urbano, formado pelas escolas municipais Henrique Peres, Kaoru Hiramatsu, Prof. Lázaro Gonçalves Teixeira e Narcisa das Dores Pinto, pela diretora Gisele Gonzaga de Paula dos Santos. Foram cinco trabalhos finalistas de cada categoria de professores e três de diretores. Todos receberam honrosa. A premiação para os professores em cada categoria foi de R$ 10 mil para o primeiro lugar, R$ 8 mil para o segundo e R$ 5 mil para o terceiro. Na categoria de diretores, o primeiro lugar recebeu R$ 12 mil reais. A lista completa está disponível no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

A secretária de Educação, Juliana Guedes, destacou a importância da premiação e avanços da rede municipal de ensino, como o melhor resultado alcançado no IDEB, quando a cidade registrou a média de 6,8, a elaboração do material didático para a educação infantil e a padronização da metodologia para o ensino de Língua Portuguesa e Matemática. “É uma satisfação entregarmos um prêmio como esse para os nossos educadores. Sabemos que nosso trabalho está fazendo a diferença para as nossas crianças e nos lares mogianos com os valores ensinados pelas escolas”, disse.

Os trabalhos foram avaliados por uma Comissão Julgadora formada pelos professores Iara Guadalupe Garcia, Aderli Bertini da Silva, José Miguel Mattos e Lilian Gonçalves, representando a SME. O evento contou com a apresentação do Grupo da Sinfônica Mogi, regido pelo maestro Lelis Gerson com a participação da cantora Bruna Sandoval. Participaram do evento o gerente regional do Sebrae-SP, Sérgio Gromik e o secretário de Cultura, Mateus Sartori.

A premiação faz parte da programação do Outubro da Educação, mês dedicado à apresentação de atividades e projetos que fazem da educação mogiana uma referência de qualidade. Nesta sexta-feira (19/10), será entregue o Selo Cozinha Nota 10 Edição 2018, que tem como objetivo valorizar os profissionais que atuam nas cozinhas da rede municipal de ensino. Confira a programação completa no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)