Prioridade em 2017, zeladoria urbana garante uma cidade mais limpa e bem cuidada

Secretaria de Serviços Urbanos

28 de dezembro de 2017
Os trabalhos de pintura de guia, que fazem parte das ações de zeladoria urbana, foram realizados em 97.933 metros lineares em 2017 (Guilherme Berti/ PMMC)

As ações de zeladoria urbana, que têm como foco a conservação e manutenção da cidade, foram prioridades no ano de 2017 para a Prefeitura de Mogi das Cruzes. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, a quem a tarefa compete oficialmente, atuou diariamente em diversas frentes, com o objetivo de manter a área central e os bairros limpos e em boas condições.

Na área de limpeza pública, por exemplo, só a varrição atendeu a um total de 85.579,67 quilômetros lineares. O serviço é realizado em toda a zona urbana, com uma frequencia que varia de lugar para lugar. Na área central, por exemplo, onde o fluxo de pessoas é naturalmente maior, a varrição é realizada todos os dias.

Com relação à coleta de lixo, outro serviço básico prestado em toda a cidade, foram coletadas 110 mil toneladas de lixo úmido e 2 mil toneladas de lixo seco. A coleta seletiva no município se dá por meio do programa Recicla Mogi, cujo objetivo é estimular a separação do lixo e a reciclagem. A cidade é atendida por regiões, cada uma com os seus dias e horários específicos.

Já os trabalhos de raspagem atenderam a um total de 1.697.305 metros lineares, enquanto que a capinação e roçada mecanizada foram feitas em 7.800.150 metros quadrados.

Um dos destaques do ano foi a criação do programa Cuida+Mogi, que estabeleceu um cronograma de mutirões de limpeza, realizados sempre aos sábados nos mais diversos bairros do município. O programa, que vem recebendo a aprovação da população, atendeu em 2017 a um total de 81 bairros, por meio de 66 mutirões.

Da área de manutenção das vias públicas, o balanço mostra que foram tapados em 2017 um total de 19.501 buracos, perfazendo uma área total de 106.140 metros quadrados. Para a execução desses serviços, foram utilizadas 5,3 mil toneladas de asfalto.

As equipes também fizeram trabalhos de pavimentação em 4,5 mil metros quadrados de vias públicas e pintaram 97,9 mil metros lineares de guias pela cidade. A extensão, para que se tenha um parâmetro comparativo, corresponde ao trajeto entre o centro de Mogi das Cruzes e a cidade de Taubaté.

Na área de macro e microdrenagem, que responde pela manutenção do sistema de drenagem e córregos da cidade, foram feitas a desobstrução de 2.300 metros de galerias, mais 983 limpezas de boca de lobo, 129 metros de manutenção e reconstrução de muros de arrimo e também 356 metros de manutenção de guias. Além disso, as equipes fizeram a roçada e capinação em 124,4 mil metros quadrados de margens de córregos.

Um dos destaques dessa área em específico foi o megamutirão de drenagem realizado no distrito de Jundiapeba. Além de sanar problemas com obstruções, o mutirão contou com um serviço inédito, que foi o cadastramento de todos os dispositivos que compõem o sistema de drenagem local. Ao todo, foram identificados 1.615 dispositivos, o que vai auxiliar e muito na detecção e resolução de problemas futuros.

As equipes das Administrações Regionais também trabalharam de forma ininterrupta, executando a roçada de 518.400 metros de estradas vicinais, 77.450 metros de roçada em córregos e valas manuais, 91.200 metros de roçada em meios-fios e ruas pavimentadas, 167.100 metros quadrados de roçada em áreas verdes municipais e 653 quilômetros de nivelamento e cascalhamento, resultando em uma média de 65 quilômetros atendidos a cada mês.

A Secretaria cuidou também de trabalhos de manutenção em prédios próprios da Prefeitura, atendendo a quase mil ordens de serviço e atuando também em melhorias na sede da Secretaria de Serviços Urbanos.

Práticas de Gestão

Além dos serviços efetivos de manutenção, a Secretaria de Serviços Urbanos também passou por uma remodelação em práticas de gestão neste ano e priorizou a capacitação e valorização dos funcionários, em busca da prestação de um serviço de qualidade e resolutivo para a população.

Uma das medidas internas adotadas foi a criação da área administrativa, que reúne o setor de informática, de segurança de trabalho e permitiu, por exemplo, a implantação de um novo formato de gestão de abastecimento, além da realização de pesquisas para financiamentos.

Outra conquista neste ano foi o novo refeitório e também o novo sistema de alimentação para os funcionários da SMSU, que tiveram como finalidade melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos funcionários.

A SMSU também ganhou a área de qualidade e de gestão de pessoas. Essa última, implantada em razão da política de valorização dos funcionários, permitiu, ao longo do ano, a realização de diversos treinamentos, palestras, capacitações, bem como um mapeamento do perfil comportamental dos gestores e demais funcionários.

O setor também ficou responsável por estudos de reestruturação administrativa da Secretaria e permitiu a implantação do projeto Visão de Valor, em uma parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Gestão.

As premissas da área de gestão de pessoas são humanização, valorização e integração dos funcionários, com o objetivo de despertar autoconfiança, motivação e a vontade de participar e se sentir como peça importante do processo produtivo. Também por isso, diversos funcionários da SMSU participaram do prêmio Prata da Casa, que foi uma novidade da Prefeitura neste ano, e alguns, inclusive, receberam menção honrosa, por terem se classificado entre os dez melhores. (Lívia de Sá)