Processo de revisão do Plano Diretor terá duas oficinas nesta terça-feira, no Taboão

Secretaria de Urbanismo

11 de dezembro de 2017
Processo de revisão do Plano Diretor teve início no dia 13 de novembro e incluirá oficinas em toda a cidade, como nesta quinta-feira, às 19h15, em Sabaúna

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizará nesta terça-feira (12/12), no Taboão, duas oficinas sobre o processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes. A primeira oficina acontecerá às 15 horas, na empresa Ecus Injeção (Estrada Municipal Yoneji Nakamura, 940), e contará com a participação de representantes da Associação Gestora do Distrito Industrial do Taboão (Agestab). Já a segunda reunião terá início às 18 horas e ocorrerá na sede da Associação Cultural e Agrícola do Itapety (Estrada São Bento do Parateí, km 15 - em frente à Escola Estadual José Ayumar Gonçalves de Miranda), voltada para a população e lideranças da área.

As oficinas dão continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, que começou no dia 13 de novembro, com um evento no Theatro Vasques no qual foram apresentados detalhes do trabalho. O Estatuto das Cidades determina, em seu artigo 40, que a lei que institui o Plano Diretor seja revista pelo menos a cada dez anos, com o objetivo de guiar o desenvolvimento do município.

Já no dia 24 de novembro, aconteceu a primeira oficina, durante a 73ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Cidade (Concidade). Os trabalhos ocorreram no auditório da Prefeitura e contaram com a presença de conselheiros do Concidade, engenheiros, arquitetos e funcionários da Administração Municipal, além de cidadãos que acompanharam a reunião.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, acompanha todo o processo e lembra que este será um trabalho de longo prazo, que se estenderá ao longo do ano de 2018 e que contará com o apoio de ações já realizadas na cidade, como o Participa + Mogi – um conjunto de reuniões realizadas nos bairros em que a população é ouvida sobre demandas e propostas para melhorar o município. A programação de audiências públicas incluirá reuniões temáticas, territoriais (por bairros) e ainda em encontros com grupos específicos, sempre com o objetivo de garantir a maior representatividade possível para este trabalho. Técnicos da Prefeitura levarão informação aos moradores, detalharão o andamento do processo e colherão sugestões e opiniões dos mogianos para o futuro da cidade.

Na era das redes sociais, marcada pela interação imediata com a população, o processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes se utilizará de todas as ferramentas disponíveis para estimular o contato e a participação pública. A internet será um espaço com diversos canais para o diálogo, como o site da Prefeitura de Mogi das Cruzes e as redes sociais. Todas as informações e atualizações serão disponibilizadas de forma on-line, com estímulo à participação permanente da sociedade. (Marco Aurélio Sobreiro)

OFICINAS

15h - Oficina na empresa Ecus Injeção (Estrada Municipal Yoneji Nakamura, 940)

18h - Oficina na sede da Associação Cultural e Agrícola do Itapety (Estrada São Bento do Parateí, km 15)