Procon de Mogi das Cruzes alerta sobre compras on-line

Gabinete

06 de abril de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Com o crescimento do comércio eletrônico, o Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes alerta os consumidores sobre cuidados importantes no momento da compra on-line. A expectativa é de que em 2021 o crescimento do setor seja de 18%, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o que exige do consumidor mais informações de como fazer uma compra segura. 

A coordenação do Procon mogiano alerta sobre os cuidados no envio de dados. “As compras via aplicativo de mensagem e redes sociais merecem cuidado redobrado, pois de forma alguma o consumidor deve passar os dados de seu cartão de crédito sem uma plataforma de segurança. Mesmo que a venda seja feita por canais como o Whatsapp, é necessário que o pagamento seja feito em um site seguro”, explica a coordenadora Fabiana Bava.

O consumidor deve ficar atento aos links enviados para pagamento e confirmar se o pagamento está sendo feito realmente para a empresa que está fazendo a venda. O mesmo cuidado vale para os boletos. É preciso verificar os dados do fornecedor, como CNPJ, endereço, telefone, pois o excesso de informalidade na hora da compra facilita os golpes. 

O órgão informa ainda que no caso das compras fora do estabelecimento comercial (on-line), o consumidor tem o direito de se arrepender, no prazo de 7 dias, a partir do dia que recebeu o produto, mesmo que não tenha qualquer defeito. Em caso de dúvidas ou reclamações, o Procon de Mogi das Cruzes atende de forma remota pelo telefone 4798-5090 e pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br


Confira mais orientações do Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes: 

- Antes de comprar, avalie no caso de grandes empresas, se a loja tem boa reputação em sites, como Reclame aqui e consumidor.gov.br. Se for comprar de fornecedores menores é bom ter indicações de familiares, amigos e referências positivas da empresa. 

 - Após a escolha dos produtos, revise o carrinho, confira o prazo de entrega para cada item e o custo do frete. Observe se houve alteração no valor total após a escolha do método de pagamento. 

-  Faça o print das telas do computador ou do celular durante a compra, pois é comum ser feita a oferta por um valor e ocorrer o aumento na finalização da compra. Se isso acontecer, o consumidor tem o direito de exigir que a venda seja pelo valor ofertado, desde que a especificação do produto seja a mesma. 
 
- Guarde todos os registros da compra, e-mail, conversas via chat e número de protocolos de ligação.