Profissionais das cozinhas das escolas participarão de capacitação nesta quinta e sexta

11 de julho de 2018
Os profissionais estarão em capacitação no Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Oropó, nos dias 12 e 13 de julho. (Foto: Guilherme Berti/PMMC)

Mais de 600 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas e creches da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes participarão nesta quinta e sexta (12 e 13/07) da Capacitação para Manipuladores de Alimentos 2018, organizada pelo Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação. Os profissionais foram divididos em quatro grupos, que estarão no Cempre Ver. Ivan Nunes Siqueira, no Oropó, nos períodos da manhã, das 8 às 12 horas, e tarde, das 13 às 17 horas.

Será apresentado no evento, o Selo Cozinha Nota 10 2018. Criada em 2017, a iniciativa visa reconhecer e valorizar o papel dos profissionais que atuam nas cozinhas de escolas e creches. “Este trabalho motivou as equipes e tem permitido um acompanhamento das ações nas unidades escolares junto ao Conselho de Alimentação Escolar”, observou a secretária de Educação, Juliana Guedes. O selo foi apresentando em fevereiro deste ano no I Encontro Paulista de Alimentação Escolar como experiência de sucesso.

A capacitação destacará o preenchimento de formulários sobre carnes e a manutenção de fogões, além do controle de estoque. A coleta de amostras e o uso das pastilhas sanitizantes para a higiene dos alimentos também estão na programação. Os profissionais assistirão a vídeos sobre higienização das mãos, uso da touca, identificação dos produtos e motivação. Membros do Conselho de Alimentação Escolar também participarão da atividade.

A merenda escolar mogiana é referência de qualidade e se destaca pelo trabalho realizado junto à agricultura familiar. Foi reconhecida como a melhor merenda do Estado de São Paulo pela ONG Ação Fome Zero, em parceria com o Governo Federal. São cerca de 185 mil refeições feitas e distribuídas diariamente para os mais de 45 mil alunos da rede municipal mogiana. (Kelli Correa Brito)