Profissionais se adaptam e agendamento com dia e horário começa a dar bons resultados

Secretaria de Urbanismo

17 de agosto de 2017

Desde que começou a funcionar, no dia 1º de agosto, o sistema de agendamento com dia e horário implantado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo vem dando bons resultados. Neste período, ele foi responsável por 52 procedimentos finalizados, 31 cancelados (por falta de comparecimento ou dupla solicitação) e 16 aguardando atendimento, totalizando 99 atendimentos agendados.

O secretário Claudio de Faria Rodrigues aprovou o balanço: “O sistema tem várias vantagens: o atendimento fica mais cuidadoso e temos um controle maior sobre o fluxo de processos, bem como o andamento de cada um na secretaria. Levando-se em conta que a mudança ainda nem completou um mês, posso dizer que o resultado até agora vem sendo muito positivo”, disse.

O atendimento agendado é realizado pelas equipes técnicas do Departamento de Licenciamento de Obras Particulares e da Divisão de Parcelamento do Solo. Mesmo com a novidade, o atendimento no balcão da Secretaria de Planejamento ainda continua sendo realizado neste período de transição, mas os profissionais e cidadãos recebem a orientação de usar o novo sistema. Cartazes informativos reforçam a novidade.

O agendamento deve ser feito pelo site da Prefeitura e também pela Carta de Serviços – lançada em janeiro deste ano e que concentra 540 opções de serviços públicos e 470 unidades municipais com localização exata no mapa, como escolas, postos de saúde, equipamentos de cultura, lazer e esporte, entre outros.

Clique aqui para fazer o agendamento

Ao clicar no agendamento, o cidadão pode escolher entre as opções certidões, comunique-se, comércio/serviços, condomínio horizontal/vertical (multirresidencial, misto, interesse social, comercial/serviços e industrial), desdobro, desmembramento ou remembramento, implantação de painel de publicidade (outdoor), industrial, institucional, laudo de capacidade de lotação, loteamento (análise/vistoria), residencial (unirresidencial), terraplenagem, drenagem e pavimentação, entre outros.

O atendimento personalizado facilitará a solução de dúvidas, perguntas e questionamentos referentes aos processos protolocados na secretaria, pois os técnicos já estarão com os papéis em mãos quando forem conversar com os cidadãos.

O Departamento de Licenciamento de Obras Particulares analisa projetos de construção de casas, condomínios, comércios, indústrias e escolas, entre outros, observando o cumprimento do Código Sanitário e as leis específicas para cada atividade. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelo e-mail smpu@pmmc.com.br. (Marco Aurélio Sobreiro)