Programa Cuida+Mogi ganha o Prêmio InovaCidade 2017, no Smart City Business

24 de maio de 2017

O Programa Cuida + Mogi, criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, para otimizar o trabalho de manutenção e zeladoria da cidade foi um dos grandes vencedores do Prêmio InovaCidade 2017, promovido pelo Smart City Business 2017, realizado nesta semana em Curitiba. Os critérios de avaliação são baseados no IMERIS – Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade.

O indicador foi desenvolvido pela Comunicarte – Agência de Responsabilidade Social e tem sido utilizado para acompanhar e avaliar atividades que tenham como objetivos contribuir para a melhoria das condições de vida nas cidades, considerando os pilares da sustentabilidade: as questões sociais, econômicas, ambientais e culturais.

“Hoje, Mogi é considerada uma das melhores cidades do País para se viver, mas é claro que temos muita coisa para melhorar e esse é objetivo desta Administração. Estamos trabalhando muito, usando de muita criatividade, enxugando custos, não apenas para manter os serviços funcionando com toda crise política, institucional e econômica, mas para melhorar a nossa eficiência. Receber um prêmio desta envergadura mostra que estamos no caminho correto”.

“O Cuida + Mogi” traz como proposta o “cuidado com a cidade”, por meio da conscientização da população sobre a importância de participar efetivamente da vida do município, assim como implementar serviços e programas municipais que tenham como objetivo o aumento da qualidade de vida e o fortalecimento da cidadania como forma de transformação do meio em que se vive.

“As ações do programa são definidas de acordo com os relatórios gerados pela nossa Ouvidoria, que recebe reclamações e sugestões da população no telefone 156. Esses dados são compilados em relatórios, de modo que possamos otimizar as ações de manutenção e zeladoria da cidade, acionando as Secretarias responsáveis, para a realização dos serviços em sistema de mutirão”, explica o prefeito. “Desta forma, conseguimos otimizar a utilização dos recursos disponíveis, atendendo a todas as reclamações registradas nos bairros de uma só vez”.

Balanço

Desde o seu lançamento, o Programa Cuida + Mogi já passou pelo Botujuru, região da avenida Júlio Simões, Jardim Rodeio, Residencial Itapeti, Jardim Aracy, Parque Olímpico, Ponte Grande, Conjunto do Bosque, Vila Industrial, Jardim Planalto, Jardim das Bandeiras, Jardim Piatã I e II, Jardim Apolo, Jardim Pavão, Vila Tietê, Mogilar, Jardim Santa Tereza e também a região central, além das estradas vicinais. São, ao todo, 19 bairros já contemplados com os serviços de manutenção.

Dentro desse circuito, foram executados, ao todo, mais de 100 mil metros lineares de raspagem de guias, 216 mil metros quadrados de capina em áreas municipais, mais de 100 podas em árvores, 32 trabalhos de limpeza de bocas de lobo, 225 serviços de pinturas de manutenção, 3.500 metros lineares de pinturas de guias, 31 consertos em alvenaria, alambrados e muretas.

Além disso, as equipes taparam quase mil buracos, retiraram 108 metros cúbicos de material para bota-fora, mais 102 toneladas de lixo e material fruto de descarte irregular. Foram executados ainda serviços de limpeza e nivelamento de vias, fazendo uso de 56 toneladas de material.

Soma-se isso aos serviços na região central, que compreendem as principais vias de acesso e também praças públicas centrais. Só de pinturas de guias e esquinas, foram 13 mil metros lineares contemplados. Locais como a Praça Coronel Almeida, ruas José Bonifácio e Dr. Paulo Frontin receberam trabalhos de lavagem e manutenção em sinalizações verticais, além de lavagem e pintura de abrigos de ônibus.

Nas praças centrais, os serviços consistem basicamente na capinação, recorte e limpeza, consertos de piso, pintura de muretas, pintura dos suportes, limpeza de bancos, além de podas e, em alguns casos, serviços de jardinagem.

Trata-se de uma programação permanente, que continuará, portanto, sendo executada em toda a cidade.