Programa de Agentes Comunitários inicia as atividades em Biritiba Ussu

Secretaria de Saúde

10 de julho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Os novos agentes comunitários contratados pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim para atuar nas unidades de Estratégia de Saúde da Família de Mogi das Cruzes deram único às atividades do PACS - Programa de Agentes Comunitários de Saúde em Biritiba Ussu. O objetivo é ampliar o atendimento na unidade em função da localização distante, característica rural ou pelo crescimento populacional e garantir facilidade de acesso das comunidades aos serviços de saúde. 

Com a chegada dos novos agentes comunitários no distrito de Biritiba Ussu, estima-se que sejam atendidas mais de 4 mil pessoas naquela região. Serão ofertados os serviços de consultas de enfermagem, acolhimento de demanda espontânea, testes rápidos de sorologia (HIV, Hepatites B e Sífilis), teste rápido de gravidez, coleta de exames citopatológico, avaliação antropométrica, acompanhamento de pré-natal, visita domiciliar do enfermeiro, grupos educativos, ações de vigilância em saúde, planejamento familiar e acompanhamento do Programa Bolsa Família.

Até o final de 2020, a Prefeitura de Mogi das Cruzes pretende ampliar em 33% o número de equipes de Estratégia Saúde da Família e Agentes Comunitários na cidade, passando de 15 para 20. Uma das principais vantagens será o incentivo aos cuidados preventivos de saúde, mas as mudanças também atendem à portaria do Ministério da Saúde, que altera o sistema de financiamento para a Atenção Básica em função do número de pacientes cadastrados pelas unidades de saúde, trabalho desempenhado pelos agentes comunitários de saúde em suas visitas domiciliares.

A agente comunitária Verônica Rodrigues Domingues conta como foi a experiência nos primeiros dias atuando na comunidade. “A receptividade dos moradores tem sido muito boa. Nesse momento, estamos mapeando toda região, tomando os devidos cuidados, usando máscaras e não estamos entrando nas casas dos pacientes.  A maioria das pessoas já nos conhece e isso facilita muito o acesso às famílias. Contratar moradores do bairro para atuarem como agentes comunitários também traz uma segurança para a comunidade”, finalizou. (Vinicius Santana)