Programa Mogi Conecta apresenta aplicativos de serviços públicos e wi-fi em ônibus

Gabinete

16 de novembro de 2017
Sistema de wi-fi gratuito já está disponível em 26 ônibus municipais e a previsão é que este número seja ampliado para 42 até o final do ano e para 82 em 2018 (Ney Sarmento/PMMC)

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou, na manhã desta quinta-feira (16/11), o programa Conecta Mogi, que tem como objetivo aproximar a população dos serviços públicos por meio de novas tecnologias, com modernidade e eficiência. Durante o evento, realizado no auditório do prédio da administração municipal, foram apresentadas três ferramentas do programa, os aplicativos Fala Mogi e Semae Conecta, além do projeto Ônibus Digitais, que oferece sinal gratuito de wi-fi em veículos do sistema de transporte coletivo.

“Estamos dando mais um passo para melhorar o serviço público oferecido aos mogianos e para usar a tecnologia para facilitar o acesso da população. Temos uma cidade dinâmica, em que as demandas por serviços vem aumentando. O que pudermos fazer para melhorar o atendimento vamos fazer e este é mais um passo”, afirmou o prefeito Marcus Melo.

O prefeito lembrou ainda que o lançamento do programa Mogi Conecta é mais uma ação da administração municipal na utilização da tecnologia para facilitar a vida dos moradores da cidade. “Cada avanço que é obtido é uma conquista de Mogi das Cruzes, uma conquista para todos nós que vivemos aqui”, disse.

O aplicativo Fala Mogi oferecerá ao cidadão a oportunidade de solicitar serviços junto à Ouvidoria Municipal. Neste início de operação, estarão disponíveis quatro opções de solicitação: limpeza de terrenos particulares, limpeza de guias e sarjetas, limpeza de bocas de lobo, bueiros e galerias de águas pluviais e tapa-buracos. O aplicativo está disponível nas lojas App Store e Google Play.

O usuário fará um cadastro ou poderá utilizar o já existente na Ouvidoria e, a partir disso, poderá registrar reclamações ou sugestões, encaminhar elogios e acompanhar o andamento de suas solicitações. Uma novidade da tecnologia é que com uma foto do ponto onde a intervenção é necessária, feita do smartphone, a Prefeitura terá acesso ao georreferenciamento do ponto, facilitando a localização para execução do serviço com mais rapidez e eficiência.

“Neste primeiro momento, estamos disponibilizando alguns serviços que possuem impacto importante para as pessoas. A intenção é ampliar este trabalho”, disse Marcus Melo.

A opção também estará disponível no Semae Conecta para registro de ocorrências como vazamentos de água e de esgoto, em que o cidadão poderá fazer sem a necessidade de estar cadastrado. “A questão do georreferenciamento é importante porque oferece a localização exata de onde está o problema e também vai gerar maior eficiência no atendimento. Um exemplo é que, analisando a foto, pode ser verificado, por exemplo, se o problema em uma tampa de posto de visita é da rede de água e esgoto ou de galeria de águas pluviais. Neste caso, a solicitação já é encaminhada à Secretaria de Serviços Urbanos. Tudo isso, sem precisar deslocar uma equipe ao local”, explicou o diretor-geral do Semae, Paulo Beono.

O aplicativo do Semae, que pode ser baixado na Google Play, também dará a opção para acesso à Agência Virtual. Neste caso, com os dados do cadastro da ligação, será possível o acesso a serviços como segunda via de conta, consulta de débitos, histórico de consumo, entre outros.

Outra novidade apresentada é o programa Ônibus Digitais, que oferecerá acesso gratuito de wi-fi para os passageiros do sistema de transporte coletivo. Neste primeiro momento, 26 ônibus terão o serviço. Até o final deste ano, mais 16 veículos deverão passar a contar com o benefício, totalizando 42. Para o ano que vem, outros 40 ônibus com a tecnologia deverão ser incluídos, dentro do trabalho de renovação da frota. Com isso, a cidade deverá chegar a 82 ônibus com wi-fi.

Os primeiros ônibus com a tecnologia atenderão as linhas E103 (Jundiapeba), E104 (Jundiapeba), C106 (Vila Brasileira), E108 (Jardim Universo), E110 (Jardim Layr), E111 (Jardim Layr), E112 (Vila Cintra), C192 (Quatinga - Tomoki Hiramoto), C 201 (Jardim Ivete), C204 (Jardim Aeroporto III), C301 (Conjunto São Sebastião), E304 (Vila Rachel), E392 (Manoel Ferreira), E394 (Taiaçupeba), C403 (Jardim Camila), C701 (Jardim Maricá), C702 (Jardim Maricá), E896 (Jardim Piatã).

Para ter acesso ao serviço de wi-fi, basta o passageiro selecionar a rede em seu smartphone e acessar o serviço. O programa Ônibus Digitais é mais uma etapa da modernização do sistema de transporte coletivo. Em abril, foi lançado o Mogi no Ponto, que permite saber o tempo para o ônibus chegar ao local de interesse.

Também participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, o vice-prefeito Juliano Abe, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Evaristo da Silva, os vereadores Cláudio Miyake, Mauro Araújo. José Antonio Cuco Pereira, Mauro de Assis Margarido e Caio Cunha, além de secretários municipais e lideranças. (Luiz Maritan)