Programa Mogi+Verde realizará o plantio de 50 mil novas árvores na cidade

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

13 de abril de 2017
Alunos da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda e dos Ceims Dra. Anna Becker Salem e Vereador Wilson Salomão Cury durante plantio de mudas, em abril deste ano. (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

O prefeito Marcus Melo acompanhou, na manhã desta quinta-feira (13/04), o plantio de 400 mudas no Parque Olímpico. A ação integra o Programa Mogi+Verde, que aumentará a cobertura verde da cidade com 50 mil novas árvores até 2020. Participaram do plantio os alunos da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, Ceim Dra. Anna Becker Salem e o Ceim Vereador Wilson Salomão Cury. A ação realizada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente conta com apoio da Secretaria de Educação.

“Vamos trabalhar juntos para que possamos ter uma cidade mais verde. Temos que pensar no futuro a partir de hoje, pensar em como será nossa cidade daqui há 20, 30 anos. Sem a cobertura verde, como será a nossa qualidade de vida? Com o apoio de todos teremos um clima melhor, uma cidade melhor. É a união de todos que nos torna fortes”, disse o prefeito Marcus Melo. Até o final deste mês serão plantadas mais 1,6 mil árvores em diversos pontos da cidade.

Com o plantio, a paisagem da avenida Prefeito Maurílio de Souza Leite já estava diferente. Foram plantadas mudas de angico branco, angico vermelho, árvore da China, carobinha, castanha do Maranhão, dedaleiro, embiruçu, guanandi, ingá, ipê amarelo, branco, rosa e roxo, jacarandá mimoso, jequitibá, jeriva branco, quaresmeira, entre outros. “As crianças que estão participando deste plantio serão padrinhos e madrinhas destas árvores e acompanharão seu crescimento”, destacou o prefeito.

O vice-prefeito Juliano Abe destacou o trabalho feito pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente. “A secretaria tem feito uma agenda positiva de ações e este plantio é uma pequena amostra de um grande rol de atividades planejadas pela equipe do Verde e Meio Ambiente”. Para o secretário da Pasta, Daniel Teixeira Lima, a participação dos estudantes é fundamental. “As crianças que serão os grandes vigilantes das mudas que serão plantadas. Quando a gente cuida do nosso quintal, do nosso bairro, cuidamos da cidade”.

As crianças que participaram do plantio também estudaram o tema em sala de aula. Heloisa Araújo Lameu, 9 anos, aluna da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, mostrou o que aprendeu. “Não é só para o bem do nosso futuro, mas também para o nosso presente. Se a gente acabar com as árvores, vamos acabar com o ciclo da água”, explicou. Jhonny Alison Macedo Lisboa, 10 anos, aluno da mesma escola destacou a qualidade do ar. “As árvores ajudam a gente a respirar melhor e deixam a cidade mais bonita. Nosso bairro vai ficar mais florido”, disse.

As mudas receberam identificação das escolas, que auxiliarão nos cuidados. A Secretaria do Verde e Meio Ambiente distribui um folheto sobre a importância das árvores e orientações. No caso de vandalismo, a orientação é ligar para a Guarda Municipal no 0800 7701566 ou no 153. Participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, o diretor do Semae, Paulo Beono, os secretários de Educação, Juliana Guedes, Agricultura, Renato Abdo, Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira e Assistência Social, Neusa Marialva e os vereadores Clodoaldo de Moraes e Fernanda Moreno. (Kelli Correa Brito).