Programa Tampinha Solidária continua recebendo doações

Fundo Social

05 de agosto de 2020

A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Karin Melo, recebeu, na tarde desta quarta-feira (05/08) a doação de aproximadamente 75 quilos de tampinhas plásticas, que foram arrecadadas pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, com a parceria de feirantes da cidade. O material será todo encaminhado ao programa Tampinha Solidária, que continua recebendo doações.

Karin agaradeceu ao carinho da equipe, que já entregou as tampinhas separadas por cor e explicou como está o programa agora, em meio à crise. “Muitas pessoas pensam que o Tampinha Solidária acabou e isso não é verdade. Este é um programa permanente e que depende diretamente da colaboração da comunidade, na separação e destinação das tampinhas plásticas de produtos que utilizamos no nosso dia a dia”, enfatizou.

Karin detalhou que, em função das medidas de segurança, os processos de separação e venda de tampinhas, mais aquisição e distribuição de ração permanecem suspensos, porém a ideia é retomar a separação em breve, com a própria equipe do Fundo Social. “Não vamos expor nossos voluntários a qualquer risco, porém queremos retomar em breve a separação, pois sabemos que os protetores de animais da cidade estão precisando de muita ajuda”, complementou.

Quem tiver tampinhas para doar, pode entregar o material em postos de saúde da cidade, no Drive Thru Solidário (Rua Braz Cubas, 470 – Centro), no próprio prédio da Prefeitura ou então pode ligar para o Fundo Social, pelos telefones 4798-5143 ou Whatsapp 94138-9766.

O secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, participou da entrega e falou sobre a importância do programa, que resolve um problema ambiental e promove o bem-estar animal. “Poucas vezes paramos para pensar na quantidade de plástico que descartamos todos os dias. Isso é um problema sério, que o Tampinha Solidária ajuda a resolver, ao mesmo tempo em que favorece uma causa nobre, que são os animais da nossa cidade”, frisou.

O Tampinha Solidária converte tampinhas plásticas em ração, que é doada pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes a protetores independentes de cães e gatos da cidade. Exceto por este período de pandemia, o material é normalmente encaminhado para a sala do programa, que fica no prédio do Pró-Hiper, onde é separado por cor, para que tenham maior valor na hora da venda. Na sequencia, é feita a compra de pacotes de ração, que são distribuídos entre protetores de animais cadastrados.