Programação do aniversário de 458 anos de Mogi das Cruzes é apresentada

Gabinete

24 de agosto de 2018

A programação em comemoração ao aniversário de 458 anos de Mogi das Cruzes, que vai se estender durante todo o mês de setembro, foi oficialmente apresentada na manhã desta sexta-feira (24/08). Além de grandes eventos, como a Expo Mogi, que retorna neste ano, a agenda inclui inaugurações, abertura de licitações para importantes obras e certificações de equipamentos municipais.

A Expo Mogi 2018, que é a festa oficial de aniversário, será aberta na próxima quinta-feira (30/08), no espaço do Pró-Hiper. O evento vai reunir feira de economia criativa, praça de alimentação, parque de diversões e shows todos os dias à noite, com artistas como a banda Onze:20, Rashid, Projota, Michel Teló e Banda Blitz. A entrada é totalmente gratuita.

Veja a programação completa

“A Expo Mogi é a festa da família mogiana. Estou muito feliz por poder retomá-la e o que espero é que todos compareçam, prestigiem e contribuam para engrandecer esse evento tão importante para a cidade”, destacou o prefeito Marcus Melo, que comandou a apresentação da programação.

A relação de entregas é extensa e começa com a entrega, na quinta-feira (30/08), de 12 novas viaturas da Guarda Municipal. Além disso, no dia 29 de setembro, será entregue a Escola de Inovação e Empreendedorismo, na rua Senador Dantas.

“Este será um espaço destinado ao jovem que busca capacitação, para que ali ele possa descobrir um interesse e uma vocação profissional. Vamos colocar ali cursos de diversas áreas, com foco em fomentar o empreendedorismo no jovem e qualificá-lo para integrar o mercado de trabalho”, enfatizou Melo.

A Prefeitura também vai retomar em setembro a agenda de inaugurações de Academias da Terceira Idade (ATI) e uma delas, no Parque Residencial Itapeti, será entregue no dia 11 de setembro. Já a segunda será na Vila Cléo, entregue juntamente a um novo campo de futebol para o bairro.

Além disso, a Vila Brasileira vai ganhar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no dia 18 e, no dia 21, acontece a inauguração do Hospital DIA, equipamento este que servirá para complementar o atendimento prestado na Unidade Clínica Ambulatorial (UNICA) em Jundiapeba.

Outra ATI será entregue no dia 22, no largo da feira de Cezar de Souza. Já no dia 24 de setembro, acontecerá a inauguração do novo Arquivo Histórico da cidade, em um prédio anexo ao casarão neoclássico da rua Coronel Souza Franco, que foi construído especialmente para esta finalidade.

No dia 30 de setembro, mais um campo de futebol e mais uma ATI serão entregues, no Jardim Santa Tereza. Já no dia 27, o CAPS AD entrará em funcionamento. O prédio estava construído desde 2016, porém não havia entrado em operação, em razão da contenção de recursos. A unidade é uma demanda antiga da cidade e será destinada ao tratamento de dependentes em álcool e drogas.

Três importantes licitações também serão abertas em setembro. São elas: a licitação para a construção da terceira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, para a edificação da Unica Fisio, Pró-Hiper e Clínica do Homem e também para novos investimenos do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae). Entre eles, destacam-se o projeto de duplicação da ETE Leste e o sistema de abastecimento da Chácara Guanabara.

Outro relevante acontecimento será a certificação ONA 2, que será concedida à UPA do Oropó no dia 5 de setembro. “Será a primeira certificação ONA 2 entregue a uma UPA no país, então quero parabenizar toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde por essa conquista”, observou o prefeito.

Também será feita, no dia 6 de setembro, a assinatura de contrato e ordem de serviço para a construção de um novo ginásio de esportes na cidade. O equipamento ficará ao lado do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, terá quadra com medidas oficiais para a prática de futsal e vocação para a formação esportiva em diversas modalidades.

Os investimentos na área de educação também serão retomados, com a apresentação das obras das novas crechse no Mogi Moderno, Jardim Universo, Jundiapeba e também um novo Centro Municipal de Programas Educacionais (CEMPRE). Voltando à área de assistência social, outro projeto que será apresentado é o de construção de um Bom Prato em Jundiapeba.

Ainda fazem parte da programação o lançamento do programa Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Assistência Social, o aniversário de um ano do Polo Digital, a Marcha para Jesus, o 4º Food Truck Solidário, o lançamento da Lei de Incentivo Fiscal e o Seminário Nacional de Agentes e Dirigentes de Cultura. Este último, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, será um evento de três dias de duração, que contará com a participação de dirigentes culturais de todo o país e terá ainda shows musicais com artistas como o cantor e compositor Jorge Vercillo.

Além disso, a programação terá os tradicionais eventos de aniversário, como o desfile cívico-militar no dia 1º de setembro e, no dia seguinte, a caminhada e corrida de aniversário, na Avenida Cívica. (Lívia de Sá)