Programação do Cultura nas Férias tem início nesta segunda-feira

Secretaria de Cultura

17 de janeiro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Cultura está dando início nesta segunda-feira (17/01) à programação do Cultura nas Férias 2022, uma agenda especial, que visa garantir entretenimento e atividades de formação para todos os mogianos no período de férias escolares. O calendário inclui ações de teatro, dança, cinema, artes plásticas, patrimônio e a participação será sempre gratuita. Todos os protocolos sanitários estão sendo cumpridos, seguindo inclusive a última recomendação do Governo do Estado, quanto à limitação de 70% na ocupação de espaços culturais municipais.

Os demais protocolos são: distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas, comprovação de esquema completo de vacinação para maiores de 18 anos, uso obrigatório de máscaras durante todo o tempo das atividades e disponibilização de álcool em gel em todos os espaços.  

Uma das atrações é a abertura da Casa do Hip Hop para ensaios. Até o dia 25 de fevereiro, o espaço ficará a disposição de grupos e artistas que queiram ensaiar no local, respeitando o limite de 20 vagas por turma e os agendamentos são feitos por meio de formulário virtual. A seleção se dará por ordem de inscrição e ainda há vagas. Inscreva-se

As inscrições para as oficinas de janeiro já se esgotaram, porém outras atrações poderão ser conferidas pelo público. Uma delas é a exibição nas redes sociais oficiais da Secretaria de Cultura de conteúdo audiovisual que terá como tema o combate à intolerância religiosa. O material será disponibilizado de forma irrestrita a todos os interessados e a exibição acontecerá no dia 21 de janeiro, às 19 horas.

O projeto Noites de Mistério também faz parte da programação especial de férias da Secretaria Municipal de Cultura. Desenvolvida pelo Departamento de Patrimônio, a ação já caiu no gosto do público e terá edição especial, em que serão abordadas histórias do Cemitério São Salvador. O passeio acontecerá no dia 28 de janeiro, às 19 horas. A turma poderá ser composta por até 60 pessoas e as inscrições são feitas de forma online. Inscreva-se

Outra ação que foi incorporada ao calendário de férias é o Roteiro do Patrimônio, um trajeto guiado pelo Centro Histórico de Mogi das Cruzes, que proporciona aos participantes a experiência viva de interação com elementos que compõem a história da cidade. A ação acontecerá no dia 30 de janeiro, às 9 horas, com ponto de saída no Obelisco (marco zero) da Praça Coronel Benedicto de Almeida (em frente à Igreja Matriz). Pode ser formada turma com até 60 pessoas. Inscreva-se

Os amantes do cinema também poderão desfrutar de sessões gratuitas de filmes, que acontecerão no Theatro Vasques, nos dias 28 de janeiro, 4 e 11 de fevereiro, sempre a partir das 20 horas. As sessões seguirão temáticas específicas e a retirada de ingressos deve ser feita diretamente no dia, horário e local das sessões. 

Outra atração será o lançamento, no dia 30 de janeiro, do documentário “Trajetória – Memória Ancestral”. Trata-se de uma produção audiovisual, que reuniu pessoas negras da cidade e seus relatos sobre trajetórias pessoais e profissionais, abordando temas como desafio, superação, racismo e memórias. É, portanto, uma coletânea de depoimentos, que visa mostrar a representatividade de cada um ali presente e também incitar debates sobre temas comuns a todos. A primeira exibição da obra está marcada para o dia 30 de janeiro, às 19 horas, no Theatro Vasques e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Theatro, no dia da atração.

Mais uma ação prevista na programação especial de janeiro consiste em visitas guiadas à exposição “Monumentos”, de Lúcio Bittencourt, que está montada no Parque Centenário. O artista receberá os interessados em duas visitas, que acontecerão nos dias 22 e 29 de janeiro, às 15 horas. Cada turma poderá ser composta por até 30 pessoas.

Fevereiro

A programação Cultura nas Férias 2022 também vai se estender para o mês de fevereiro. A primeira delas é um espetáculo teatral infantil, trazido em parceria com o Sesc Mogi das Cruzes, que será apresentado no dia 5 de fevereiro, às 16 horas, no Theatro Vasques. Intitulada “Cadê meu Herói?”, a história é uma releitura dos antigos romances de cavalaria e da tradicional história da donzela que é aprisionada na torre do castelo e aguarda um herói que a salvará. A peça é voltada para crianças com idade a partir dos seis anos e a retirada de ingressos deverá ser feita no próprio Theatro.

Nos dias 9 e 10 de fevereiro, acontecerá a oficina “A Figura do Palhaço”, uma atividade com dinâmicas práticas, jogos de integração de grupo, entrosamento, desinibição e improvisações cênicas, que visa colocar a arte do clown como um exercício de reconhecimento do mundo. A ação é voltada para jovens e adultos e será realizada na Casa do Hip Hop, a partir das 14h. Inscrições serão feitas antecipadamente e a turma poderá ter até 15 pessoas.

Também nos dias 9 e 10, será apresentado o espetáculo teatral “Quem Prospera Sempre Alcança”, que reúne quatro histórias, contadas pela Próspera Trupe de Teatro, que misturam música, texto e encenação com uma linguagem de circo-teatro que envolve a platéia em situações engraçadas sobre como alcançar os próprios objetivos. A peça será apresentada no Theatro Vasques, a partir das 20 horas.

No dia 12 de fevereiro, mais uma atividade infantil encerrará a programação Cultura nas Férias 2022. Bebês e crianças com idades entre um e quatro anos poderão utilizar o Espaço de Brincar do Sesc Mogi das Cruzes para uma atividade recreativa , em que terão a chance de explorar as sensações provocadas pelo uso de tintas e plástico bolha ao caminhar ou engatinhar por faixas de papel kraft. A ação também visa promover a interação entre as famílias participantes. Intitulada “Vivências para a Primeira Infância”, a atividade será realizada das 11h às 13h e das 14h às 16h.

Os demais links para inscrição serão disponibilizados em breve pela Secretaria de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria, que é o 4798-6900.