Programação do Junho Verde 2020 começa na segunda-feira, dia 1º

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

29 de maio de 2020

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que é oficialmente celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, inicia na próxima segunda-feira (01/06) a programação do Junho Verde, que em 2020 chega a sua quarta edição. O primeiro evento será a ampliação da Logística Reversa de resíduos eletroeletrônicos, que será lançada nos ecopontos. Será um mês inteiro de atividades especiais (com restrições de público para evitar aglomerações, devido à pandemia de Covid-19). A programação completa será divulgada na próxima semana.

Iniciado em 2017, o Junho Verde integra várias ações na defesa do patrimônio natural. A primeira atividade marcará a ampliação do Sistema de Logística Reversa no município e possibilitará o descarte de eletroeletrônicos e eletrodomésticos em todos os ecopontos da cidade. A logística reversa é uma importante iniciativa da política de resíduos sólidos e ampliação da coleta seletiva e reciclagem de lixo. A solenidade está marcada para 14h30, no ecoponto de Jundiapeba – por conta das restrições da quarentena, não será aberta ao público.

Os equipamentos que poderão ser descartados são aparelhos de ar-condicionado, aspirador de pó, batedeira, ferro elétrico, fone de ouvido, liquidificador, máquina de costura, micro-ondas, purificador de água, televisão e torradeira, entre outros.

Na terça (02/06), haverá o lançamento da coleta diferenciada de vidros, também nos ecopontos. Serão instaladas duas caçambas: uma para garrafas e outra vidros planos, espelhos e vidros laminados (de veículos). A empresa Massfix, que vai colocar e retirar as caçambas, dará destinação final e reciclagem adequada para cada resíduo, sem custos para o município.

Também estão previstos plantio de mudas e missa campal no Parque Centenário (presidida pelo bispo Dom Pedro Luiz Stringhini), ambas as atividades são com restrição de público. A programação inclui diversas lives e webnars em rede social, com destaque para a Apresentação do Plano Municipal da Mata Atlântica.

Apresentado em novembro do ano passado, o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) proporciona uma série de informações sobre o meio ambiente da cidade. Instituído pelo artigo 38 da Lei da Mata Atlântica (11.428/06), o documento é um instrumento legal que direciona a ação dos municípios na conservação e recuperação da vegetação nativa do bioma.

A Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) foi parceira na elaboração do estudo, que traz números, gráficos e imagens da realidade ambiental. O plano trouxe uma série de dados inéditos e desenvolveu um Mapa de Calor da cidade, segundo a cobertura arbórea. As informações já têm auxiliado a Prefeitura a realizar ações de plantio de árvores, priorizando as regiões com menor cobertura verde.

Selo Município Verde Azul
Além do Plano Municipal da Mata Atlântica, o Junho Verde de 2020 ocorre em meio a outra boa notícia para a cidade: este ano, Mogi das Cruzes conquistou pela segunda vez o Certificado de Qualificação Município Verde Azul e pela terceira o Prêmio André Franco Montoro (concedido pelo Governo do Estado às cidades melhor colocadas no ranking do Programa Município Verde Azul em cada bacia hidrográfica).

A cidade ficou na 54ª posição entre as 92 certificadas com o Selo Município Verde Azul. Além disso, Mogi das Cruzes também assegurou a primeira colocação na Bacia do Alto Tietê, que possui 36 municípios.

“São conquistas importantes para nossa cidade e que confirmam nosso compromisso com o meio ambiente, equilibrando o desenvolvimento econômico com a preservação. As atividades do Junho Verde vêm reforçar isso e também despertar em toda sociedade e sentimento de que o respeito à natureza é um compromisso de todos”, afirma o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima. (Julio Nogueira)