Projeto Tampinha Solidária será lançado nesta quinta-feira no auditório da Prefeitura

Fundo Social

27 de março de 2019
Com lançamento marcado para esta quinta-feira, o projeto Tampinha Solidária visa transformar tampinhas plásticas em apoio para ONGs e protetores de animais da cidade

Nesta quinta-feira (28/03), às 16 horas, o Fundo Social de Mogi das Cruzes, em parceria com o programa Família Solidária, fará o lançamento oficial do projeto Tampinha Solidária. Inédita na cidade, a iniciativa visa beneficiar ONGs e protetores independentes de animais como cães e gatos, a partir de uma mudança de postura ligada diretamente à questão da reciclagem.

A ideia do Fundo Social é mobilizar todos os cidadãos, para que eles passem a separar as tampinhas plásticas de produtos diversos, como refrigerante, água mineral, xampu, detergente, requeijão e até canetas ou potes de sorvete, por exemplo. Essas tampinhas serão encaminhadas para a reciclagem e a verba obtida com a venda será inteiramente revertida para as entidades e pessoas que resgatam e cuidam de animais abandonados.

Para recolher as tampinhas, haverá galões de água com a identificação visual da campanha, mas esse processo também pode ser feito com outros materiais, como, por exemplo, caixas de papelão. Para obter a identificação oficial da campanha, basta aos envolvidos buscar cartazes e filipetas do projeto na sede do Fundo Social.

Após o recolhimento das tampinhas, as mesmas serão encaminhadas para o Pró-Hiper, no Mogilar, onde uma equipe de voluntários do programa Família Voluntária estará a postos, para fazer a separação do material por cores. A etapa é importante, pois impacta diretamente no valor de venda do produto, que é bem maior quando já existe a separação por cor. Na sequência, as tampinhas serão encaminhadas para a reciclagem.

Trata-se, portanto, de um projeto que mescla conscientização ambiental, sustentabilidade ecológica, combate aos maus tratos aos animais e também o estímulo à posse responsável. Paralelamente ao projeto já está sendo idealizada uma feira de doação de animais, que acontecerá uma vez ao mês no Varejão de Mogi das Cruzes, aos domingos.

A inspiração para o projeto veio do programa Tampinha Legal, desenvolvido no Rio Grande do Sul, pelo Instituto SustenPlást. Entre março de 2017 e dezembro de 2018, o projetou do Sul arrecadou 130.543,43 quilos de tampinhas plásticas , que foram direcionadas para o processo adequado de reciclagem, ajudando 78 entidades assistenciais cadastradas no projeto. Em Mogi, já há cerca de 60 protetores cadastrados, para participarem e serem beneficiados pelo projeto.

O lançamento do Tampinha Solidária acontecerá no auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a partir das 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5143. (Lívia de Sá)