Projetos de educação musical atendem mais de 30 mil alunos em Mogi das Cruzes

23 de julho de 2021

Os projetos de educação musical Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola e Pra Ver a Banda Passar, desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, atenderão neste ano mais de 30 mil alunos em 46 escolas da cidade. São 17,9 mil alunos a mais do que no ano passado com a inclusão de aulas de musicalização no Pra Ver a Banda Passar. Unidades escolares e as equipes dos projetos estão se organizando e as atividades irão começar no dia 2 de agosto.

“Os contratos foram renovados e conseguimos ampliar o atendimento para mais de 17 mil alunos. A música exerce um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e jovens e um poder transformador incrível. A Prefeitura colocou a educação como vetor do desenvolvimento da cidade e vamos fortalecer os projetos para levar a música a mais alunos”, disse o secretário André Stábile. Os projetos são acompanhados pelo Departamento Pedagógico.

O projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola foi renovado e a gestão está sendo feita pela Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. A equipe do Departamento Pedagógico acompanhou a retomada do projeto com reuniões para ajustes do conteúdo aos documentos curriculares da rede municipal de ensino. Os monitores e coordenadores participaram de formações promovidas pela Orquestra e estão visitando as escolas para a organização do início das atividades. São 11 mil alunos atendidos em 21 unidades escolares.

As unidades escolares estão ansiosas pelo retorno das atividades. “Juntamente com os pais e a comunidade escolar estamos ansiosos pelo retorno do projeto Pequenos Músicos, que muito agrega aos nossos alunos e ex-alunos. Por meio da música, muitas crianças e jovens tem possibilidades de melhorias e qualidade de vida, além de desenvolverem disciplina, concentração e habilidades", disse Deise Cardoso, diretora do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, em que a banda escolar foi bicampeã nacional.

Com mais de 19 mil alunos atendidos, o projeto Pra Ver a Banda Passar é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação com a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes e a Secretaria Estadual de Educação. São atendidas 9 escolas municipais e 16 estaduais, que agora passam a ter também aulas de musicalização. O projeto antes oferecia somente ensino de sopros e percussão para fanfarras e banda. Os profissionais participaram de formações acompanhadas pelo Departamento Pedagógico.

A dirigente regional de ensino, Estela Vanessa de Menezes Cruz, destacou a importância da parceria entre Estado e município. “Estamos unindo forças em ter estudantes das duas redes participando com esses profissionais e instrumentos disponíveis para que os estudantes façam essa aproximação da música. Estudar música é tocar todos os componentes curriculares de uma maneira sensitiva, de uma maneira sensível profissional para que os estudantes percebam as suas potencias e desenvolvam as mais diferentes habilidades”, disse a dirigente regional de ensino, Estela Vanessa de Menezes Cruz.