Região central recebe operação de limpeza e desobstrução de galerias

Secretaria de Infraestrutura Urbana

17 de janeiro de 2022

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana responsáveis pela manutenção do sistema de drenagem do município realizaram neste domingo (16/01) uma operação de limpeza e desobstrução de dispositivos que garantem o escoamento das águas das chuvas na região central da cidade. Os trabalhos são realizados ao longo de todo o ano, em caráter preventivo e recebem reforço neste período do ano, em que as chuvas são constantes.

As equipes atenderam alguns pontos da área central, como o início da rua Dr. Ricardo Vilela e também a rua Dr. Deodato Wertheimer, para trabalhos de limpeza, desobstrução e também reformas de galerias. Os trabalhos são muito importantes para que o sistema local siga operando em sua capacidade máxima e, assim, haja diminuição no risco de enchentes e alagamentos.

O foco foi atender a parte mais antiga da região central e a operação aconteceu no domingo com o intuito de gerar o menor impacto possível, tendo em vista o  fluxo de pedestres e lojistas nos dias de semana, bem como possibilitar o estacionamento dos veículos e equipamentos necessários nas ruas estreitas da área central.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana faz parte da Operação Verão, que consiste em uma união de esforços entre a Prefeitura e diversos órgãos, para priorizar o atendimento a urgências e emergências causadas pelas precipitações. Além disso, o acompanhamento das áreas de risco também é intensificado.

Os telefones para urgências e emergências ligadas às chuvas são o 199, da Defesa Civil, e 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp). Os dois  atendem a população 24 horas por dia.