Reunião nesta sexta-feira vai tirar dúvidas sobre nova Lei de Ordenamento e Uso do Solo
Secretaria de Urbanismo
A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo realizará nesta sexta-feira (24/03), às 9 horas, no Auditório da Prefeitura, uma reunião com os profissionais ligados à construção civil para discutir o fim do período de transição entre a antiga e a nova Lei de Ordenamento Uso e Ocupação do Solo (Lei nº 7.200/2016).
A nova legislação está em vigor desde o dia 30 de novembro de 2016, mas, para garantir uma mudança gradual, foi previsto um prazo de seis meses para que os projetos sejam analisados com base na legislação anterior - desde que seja mantido o pedido original. O prazo vencerá no dia 26 de maio deste ano.
Os projetos aprovados terão os alvarás de licença para construção, reforma, conservação e demolição válidos por seis meses para o início da obra. Com fim deste prazo, os alvarás perderão o efeito.
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues, lembra que o período de transição está se encerrando e a reunião de sexta-feira será importante para orientação e esclarecimento de eventuais dúvidas. “Todos os profissionais ligados à área estão convidados para o encontro. Aproveitaremos a oportunidade para elucidar eventuais dúvidas quanto ao prazo final de aprovação na legislação anterior”, explica.
Modernização
Ele lembra ainda que, durante a reunião, os participantes serão informados sobre os trabalhos em andamento e o processo de modernização da secretaria. Uma novidade é que os Departamentos de Licenciamento de Obras Públicas e de Uso de Ocupação do Solo aumentaram os dias de atendimento ao público.
Desde o dia 6 de fevereiro, as pessoas podem ser atendidas diariamente, das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Os balcões ficam no segundo andar do prédio da Prefeitura (avenida Narciso Yague Guimarães, 277 – Centro Cívico)
A mudança aconteceu devido ao movimento de pessoas e profissionais da área da construção em busca de informações para seus projetos. “Mogi das Cruzes cresce de forma contínua e o volume de obras particulares que estão em projeto ou em andamento é muito grande. Nosso atendimento era feito duas vezes por semana, em cada um dos setores”, observa Rodrigues.
O Departamento de Licenciamento de Obras Públicas atendia ao público às terças e quintas-feiras, enquanto o Departamento de Uso de Ocupação do Solo fazia o trabalho às segundas e quartas. Nídia observa que, aos poucos, os profissionais estão notando o aumento nos dias e se adequando à novidade.
Por dia, os dois departamentos recebem uma média de 200 pessoas, das quais 130 são pessoas em buscas de informações e 70, profissionais como engenheiros e arquitetos.
Ele acrescenta que o próximo passo da secretaria é fazer o agendamento com horário marcado para os profissionais da área, o que resultará em um trabalho mais próximo e com resultados mais efetivos.
O Departamento de Licenciamento de Obras Particulares analisa projetos de construção de casas, condomínios, comércios, indústrias e escolas, entre outros, observando o cumprimento do Código Sanitário e as leis específicas para cada atividade. Já o Departamento de Uso de Ocupação do Solo verifica que o projeto se enquadra no zoneamento da área pretendida. (Marco Aurélio Sobreiro)
Campanha Inverno Solidário 2024 será lançada neste sábado no Theatro Vasques
Alunos do Empodera Juventude participam do Projeto Pé na Trilha, no Parque Municipal
CMDCA promove encontro para apresentação de diagnóstico da rede de proteção à infância
Seminário promove amplo diálogo sobre serviços para a proteção social de pessoas em situação de rua
Programa Nova Mogi chega a 100 vias beneficiadas em 38 bairros, com 97 km de recuperação asfáltica