Revisão do Plano Diretor avança e caminha para análise do Conselho da Cidade

Secretaria de Urbanismo

04 de outubro de 2018

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo concluiu nesta quarta-feira (03/10) uma etapa com três oficinas que deram continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes. A reunião de quarta-feira (03/10) à noite, realizada no auditório da Prefeitura, abordou os temas “Centralidades”, “Mobilidade Urbana”, “Parâmetros Urbanísticos” e “Instrumentos Urbanísticos”, com a presença de profissionais do setor e cidadãos.

As duas outras oficinas foram realizadas na segunda-feira, dia 1º de outubro, com os temas “Zona Especial de Desenvolvimento Econômico (ZEDE)” e “Zona Especial de Interesse Social (ZEIS)”, e no dia 24 de setembro, quando foram apresentadas as propostas preliminares para o Macrozoneamento, as Zonas Especiais de Interesse Ambiental (ZEIA), os Distritos e o Abairramento da cidade. Ambas aconteceram no auditório da Prefeitura e tiveram boa presença de público.

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, destacou a importância das oficinas e lembrou que as próximas etapas do processo de revisão do Plano Diretor compreendem a deliberação do Conselho Municipal da Cidade de Mogi das Cruzes (ConCidade) e a realização de uma audiência pública, para posterior encaminhamento do Projeto de Lei Complementar à Câmara de Mogi das Cruzes.

“Como é possível perceber, a construção deste processo vem ocorrendo de forma democrática e participativa, primeiro com reuniões realizadas nos bairros, depois com oficinas devolutivas e agora com novos encontros, que aprimoram cada vez mais o trabalho. Ainda teremos a deliberação do ConCidade e uma audiência pública, antes que o projeto siga para a análise dos vereadores. Estamos construindo a Mogi das Cruzes do futuro e a participação da sociedade é fundamental”, explica.

Todas as reuniões são abertas a todos os cidadãos que tenham interesse de participar. Toda a programação pode ser conferida em uma página do processo de revisão no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes. (Marco Aurélio Sobreiro)