Revisão do Plano Diretor tem duas oficinas nesta quinta e novo cronograma de reuniões a partir de sábado

Secretaria de Urbanismo

18 de janeiro de 2018
Oficina de revisão do Plano Diretor realizada em Cezar de Souza: técnicos da Secretaria de Planejamento conduzem os trabalhos e moradores são ouvidos (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo vem promovendo oficinas dentro do processo de revisão do Plano Diretor de Mogi das Cruzes e duas reuniões acontecerão nesta quinta-feira (18/01), a partir das 18h30. Uma delas será realizada no Auditório da Associação Comercial de Mogi das Cruzes - ACMC (rua Barão de Jaceguai, 674 - Centro) e será voltada aos moradores do Centro, Centro Cívico e Vila Rubens. A outra ocorrerá no Parque da Cidade (rua Jardelina de Almeida Lopes - Parque Santana) e é aberta aos cidadãos do Alto do Ipiranga, Chácara Jafet, Parque Santana, Vila Lavínia, Jardim Ivete, Vila Cléo, Conjunto Álvaro Bovolenta.

Novas reuniões estão programadas para acontecer a partir deste sábado, dia 20 de janeiro, em um cronograma divulgado esta semana pela Secretaria de Planejamento. Elas acontecem nos bairros, em entidades e associações de fácil localização. O objetivo é atrair o maior número possível de pessoas, uma vez que as oficinas são abertas à população e têm como objetivo discutir o futuro da cidade de forma democrática e participativa. Toda a programação pode ser conferida em uma página do processo de revisão no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

Clique aqui para saber mais sobre o processo de revisão do Plano Diretor

O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, vem participando do processo e lembra que o trabalho será de longo prazo, estendendo-se ao longo de 2018. “Estamos realizando as reuniões e todas elas recebem bom público. As pessoas estão participando de forma ativa e opinando sobre a cidade que querem para o futuro”, afirma, acrescentando que o processo conta com o apoio de ações já realizadas na cidade, como o Participa + Mogi – um conjunto de reuniões realizadas nos bairros em que a população é ouvida sobre demandas e propostas para melhorar o município. Mas Rodrigues enfatiza que as oficinas são fundamentais para o processo.

Elas dão continuidade ao processo de revisão do Plano Diretor, que começou no dia 13 de novembro, com um evento no Theatro Vasques no qual foram apresentados detalhes do trabalho. O Estatuto das Cidades determina, em seu artigo 40, que a lei que institui o Plano Diretor seja revista pelo menos a cada dez anos, com o objetivo de guiar o desenvolvimento do município. (Marco Aurélio Sobreiro)