Safra do Caqui 2018 terá pontos de venda e divulgação em diferentes pontos da cidade

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

22 de março de 2018

A programação de lançamento da Safra do Caqui 2018, organizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Agricultura, teve início na tarde desta quinta-feira (22/03) no saguão do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A divulgação da safra da fruta, símbolo da cidade, terá ainda pontos de venda em cinco locais e a divulgação em diferentes pontos da cidade, com cartazes, banners e folhetos. A iniciativa faz parte do programa Mogi é Agro, que visa resgatar a cultura do agronegócio de Mogi das Cruzes.

“Temos feito o lançamento da safra a cada ano de forma diferente e com esta programação queremos atingir um maior número de pessoas, valorizando a cultura de um produto que é nosso mogiano, o caqui”, disse o vice-prefeito Juliano Abe, que representou o prefeito Marcus Melo no evento. Mogi das Cruzes produz anualmente 40 mil toneladas de caqui e é responsável por 40% da produção nacional.

Durante o lançamento, foram expostos três variedades de caqui rama forte, fuyu e giombo. Será aberto um chamamento público para produtores rurais e feirantes para cinco pontos de venda da fruta durante o período da safra, a proposta é de que eles também comercializem produtos derivados da fruta. Haverá também a divulgação da fruta por meio de cartazes que serão distribuídos pela cidade.

“Dentro do programa Mogi é Agro, temos o Mogi é Agro – Fruticultura, que traz o lançamento de safras. Durante a programação deste lançamento o objetivo é apresentar também o potencial de panificação e confeitaria da fruta”, disse o secretário de Agricultura, Renato Abdo. Mogi conta com 473 produtores. O presidente do Sindicato Rural de Mogi das Cruzes, Minoru Mori, destacou a importância do evento. “O caqui é o carro-chefe da cidade e Mogi das Cruzes é referência em tecnologia de produção para outros estados”, disse.

Um dos diferenciais de Mogi das Cruzes é a oferta do caqui na merenda escolar da rede municipal de ensino. O caqui faz parte do cardápio dos estudantes mogianos desde 2010. Neste ano, serão servidos mais de 12 mil quilos para alunos da rede municipal. Participaram do evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Karin Melo, secretários municipais e os vereadores Edson Santos, Jean Lopes, Diego Amorim e o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes. (Kelli Correa Brito)