Sala do Empreendedor e Polo Digital conquistam prêmio InovaCidade

Gabinete

23 de julho de 2019

Mogi das Cruzes, ao lado da cidade de São Paulo, foi a grande vencedora do Prêmio InovaCidade 2019, que integra a programação do Smart City Business Expo Brazil, que está sendo realizado no Transamérica Expo Center. O município conquistou os troféus com os programas Sala do Empreendedor e Polo Digital. Os critérios de avaliação são baseados no IMERIS – Indicadores de Mérito, Relevância e Impacto dos projetos e iniciativas na sociedade.

“O prêmio InovaCidade foi constituído para estimular as cidades a buscarem o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação, da quebra de paradigmas, melhorando a qualidade de vida dos seus habitantes”, destacou o presidente do Instiuto Smart City, Leopoldo de Albuquerque.

“Fico extremamente feliz de ver uma cidade como Mogi das Cruzes, com seus quase 500 mil habitantes, fazendo deste conceito uma marca de governo. Os dois projetos premiados são especiais porque criam incentivos para as pessoas empreenderem, abrir novos negócios, gerar renda, gerar trabalho, o que é de suma importância num momento econômico tão complicado, em que há tantos desempregados”, completou Albuquerque.

Para o prefeito Marcus Melo, o reconhecimento aos programas mostra que a cidade escolheu o caminho certo ao apostar em iniciativas que facilitam a vida dos empreendedores.

“A Prefeitura não pode ser o primeiro obstáculo na vida de quem quer abrir uma empresa. Pelo contrário, a Prefeitura precisa estender o tapete vermelho para quem, mesmo com todas as incertezas econômicas, decidiu investir na cidade”, apontou o chefe do Executivo, lembrando que os projetos já haviam sido reconhecidos pelo Sebrae como os melhores do Estado de São Paulo nas áreas de desburocratização (Sala do Empreendedor) e inovação (Polo Digital).

Smart City Business

O Instituto Smart City Business America (SCBA) é uma entidade sem fins lucrativos que promove o avanço das discussões relacionadas às Smart Cities no continente americano. Com uma visão orientada para Business, o SCBA está posicionado como uma grande plataforma de discussão e geração de negócios em torno do ecossistema das cidades. É constituído essencialmente por empresários, gestores públicos e privados, interessados na evolução conceitual e negocial do tema Cidade Inteligente. Se destaca por reunir tomadores de decisão e formar uma efetiva plataforma para geração de negócios.

Conheça os projetos

Em Mogi das Cruzes, todos os departamentos, não apenas da Prefeitura, mas de outros órgãos que participam da abertura de uma empresa foram centralizados na Sala do Empreendedor. Novos procedimentos e fluxos de trabalho foram implementados, seguindo sugestões dos próprios servidores municipais. Com isso, o prazo de abertura de uma empresa, que era de 10 a 30 dias, passou para apenas 24 horas. Quando toda a documentação é apresentada de maneira correta, o processo pode ser feito em apenas 30 minutos.

A Sala do Empreendedor atende Microempreendedores Individuais (MEIs), contadores e demais pessoas que desejam abrir sua empresa de qualquer natureza. Os empreendedores também recebem orientações sobre questões ligadas à vigilância sanitária, licenciamento ambiental e regularização de empresas vindas de outras cidades.

Já o Polo Digital é um espaço para empreendedores se conectarem, aprenderem e criarem empresas que, a partir de Mogi das Cruzes, possam impactar de maneira positiva o Brasil e o mundo. Qualquer empreendedor que tenha uma startup, ou apenas uma ideia, pode se tornar um membro, utilizar o espaço e receber orientação no Polo Digital, que desenvolve um trabalho de mentoria.

O local conta com café digital, coworking, incubadora e uma arena de eventos, além da Sala Hoganas, com espaço para reuniões fechadas e equipamentos para transmissão de conferências online. O projeto foi desenvolvido a partir da apresentação de demanda do grupo Alto Tietê Valey. (Luiz Suzuki)