Saúde apresenta balanço de atividades realizadas no terceiro quadrimestre de 2016

21 de fevereiro de 2017
Secretario municipal de Saúde, Marcello Cusatis, apresenta detalhes das ações realizadas no último quadrimestre de 2016 (Foto: Marcelo Alvarenga/CMMC)

O secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis, apresentou o balanço das principais atividades e atendimentos de saúde registrados no terceiro quadrimestre do ano passado. A prestação de contas é realizada em cumprimento à Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016, foram realizadas 211.037 ações de promoção e prevenção em saúde, 543.172 procedimentos com finalidade diagnóstica, 820.166 procedimentos clínicos e 16.199 procedimentos cirúrgicos. Também foram realizadas 51.378 visitas domiciliares pelos agentes da Estratégia Saúde da Família (ESF), num total de 15.784 famílias cadastradas.

Durante a audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, Francisco Bezerra, o secretário apresentou detalhes do orçamento da saúde. Entre setembro e dezembro, os recursos da saúde somaram R$ 274.884.148,84 (valor acumulado no ano), sendo R$ 153.230.369,85 do tesouro municipal, R$ 14.301.399,52 de recursos de transferência estaduais e R$ 107.352.379,47 de verbas federais.

Do total arrecadado foram empenhados R$ 261.759.083,77. “Tivemos índice de execução orçamentária perto de 95,23%, o que demonstra acerto no planejamento: não gastamos mais do que tínhamos, nem deixamos de investir na saúde das pessoas”, explicou Cusatis.

Aedes aegypti

O secretário municipal de Saúde de Mogi, Marcello Cusatis, informou que logo após o Carnaval será divulgado o resultado da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do Aedes aegypti na cidade, o que contribuirá para direcionar e potencializar as ações preventivas no município. “Vamos lançar o estudo de densidade larvária a fim de combatermos a proliferação do mosquito, transmissor de doenças como a febre amarela, dengue, chikungunya e Zika vírus, que pode causar má formação em bebês. Vamos chamar os gestores de plano de saúde e os representantes das unidades privadas de atendimento, como clinicas e hospitais”, contou Cusatis. As vistorias em imóveis para bloqueio de transmissão e coleta de larvas aumentaram de 5.693 no terceiro quadrimestre de 2015 para 12.871 em igual período de 2016.

O presidente da Comissão Permanente de Saúde, Chico Bezerra, e o vereador Péricles Bauab, integrante do grupo, receberam a equipe da Saúde. Também participaram da reunião o presidente do Legislativo, pastor Carlos Evaristo, além dos vereadores Diegão Martins, Otto Rezende, Edson Santos e Rodrigo Romão.