Saúde conclui primeira turma de capacitação em Automassagem Chinesa

02 de maio de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde concluiu nesta terça-feira (02/5) a primeira turma de capacitação em Práticas Integrativas e Complementares na Rede Básica de Saúde. O Curso de Formação em Automassagem Chinesa foi ministrado para 20 profissionais das unidades de saúde pelos psicólogos Adriano Granado, Guilherme Lordelo e Marina Consolaro.

O curso reuniu quatro eixos teóricos e práticos: 1) Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares; Histórias das Práticas em Mogi das Cruzes; Ampliação da Rede Práticas no município 2) Fundamentação da Medicina Tradicional Chinesa; Yin/Yang; Zang Fu; Fatores de Adoecimento 3) Meridianos de Energia; Acupontos e 4) Manipulação Energética; Protocolos de Tratamento.

O objetivo da capacitação é ampliar os cuidados em saúde mental. Além de garantir atendimento especializado, as novas práticas devem contribuir para a triagem e redução da demanda reprimida de pacientes nesta área. Outras vantagens são os benefícios físicos e emocionais sentidos pelos pacientes, com melhora de problemas como ansiedade e depressão, e a qualidade de vida, por meio da socialização e dos cuidados psicossociais.

“As práticas integrativas trazem inovações no cuidado oferecido pelos serviços públicos, aproximando o usuário da rede de atendimento e promovendo meios alternativos e complementares às terapias convencionais”, explica a diretora da Rede Básica de Saúde, Rebeca Barufi. A equipe de psicólogos deve promover uma nova capacitação em Automassagem Chinesa.

No mês passado, Mogi das Cruzes ganhou Menção Honrosa no 7º Prêmio David Capistrano, promovido durante o 31º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems), em Santos, com o trabalho “Acupuntura, Automassagem e Auriculoterapia no Município de Mogi das Cruzes: Implantação das Práticas Integrativas e Complementares na Rede Básica Municipal”.