Saúde orienta sobre cuidados e uso de máscara para manter a prevenção à Covid

Secretaria de Saúde

20 de setembro de 2021
facebook whatsapp
Acessibilidade

Apesar do números de casos e mortes em queda e o avanço da imunização, com a retomada do comércio, escolas, serviços e outras atividades econômicas, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçando os cuidados que precisam ser mantidos na rotina. Na escola, trabalho e até mesmo em casa, o distanciamento social e o uso máscara continuam sendo os principais aliados no combate à Covid-19. 

Estudos já comprovaram a eficácia da máscara, mas o detalhamento do uso pode ajudar na avaliação do risco para cada situação do cotidiano. “A volta às aulas e a retomada da economia tem gerado muitas dúvidas na população, então estamos replicando algumas informações importantes sobre cuidados que devem ser adotados na rotina de todos”, explica a enfermeira Juliana Meira, que atua no Departamento de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde. 

Entre os materiais mais utilizados para divulgação da máscara é um estudo da Universidade de Oxford, no Reino Unido, e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, que criou uma tabela que considera fatores como o uso de máscaras, tempo de contato com outras pessoas, ventilação do local, quantidade de pessoas e até o que elas estão fazendo — falando, cantando, gritando.

O objetivo é incentivar a manutenção do uso de máscara, principalmente em espaços públicos e eventos coletivos, adaptando a rotina aos cuidados pessoais. Confira detalhes do material nas ilustrações do material anexo.