Saúde prepara profissionais e orienta sobre cuidados para prevenção do Coronavírus

27 de fevereiro de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes tem se preparado contra o novo Coronavírus (COVID-19) desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os profissionais das unidades de atendimento receberam informes técnicos e a visita da supervisão médica para reforçar as orientações sobre o correto e rápido atendimento aos possíveis casos que possam chegar ao município.

A Secretaria Municipal de Saúde também está intensificando informações à população quanto aos cuidados para prevenir doenças de transmissão respiratória. Clique aqui e conheça detalhes das orientações divulgadas pelo Governo do Estado sobre o Coronavírus: http://saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/

A secretária interina de Saúde, Rosângela Cunha, informa que, até o momento, Mogi das Cruzes não tem nenhum caso registrado. Em janeiro, o Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde descartou uma notificação suspeita de Coronavírus diante da ausência de sintomas clínicos específicos da doença (febre e problemas respiratórios como tosse ou falta de ar) e melhora da paciente - uma jovem de 22 anos que havia chegado de Wuhan, na China, local de origem do surto.

“Não recebemos novas notificações até o momento, mas atuar de forma preventiva é fundamental para sucesso contra qualquer doença. Contra o COVID-19, nosso trabalho está focado na orientação dos profissionais quanto à forma adequada de atendimento e da população para a adoção de uma rotina de cuidados preventivos”, explica. Segundo ela, quem viajou para a China ou para 15 outros países (Alemanha, Austrália, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Camboja, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Japão, Singapura, Tailândia e Vietnã) deve ficar atento e procurar atendimento médico caso adoeça.

Os principais sintomas do Coronavírus são tosse, febre e dificuldade para respirar. “Febre, tosse e falta de ar são sintomas do Coronavírus e de outras várias doenças.  Portanto é importante que pessoas com esse quadro procurem o serviço de saúde para serem diagnosticadas e tratadas conforme a necessidade”, ressalta a secretária. Quem viajou para os países de transmissão ou teve contato com casos suspeitos deve prestar essa informação ao durante o atendimento.

Nas unidades de saúde, os profissionais já estão adotando cuidados como uso de máscaras e outros equipamentos de proteção no atendimento aos pacientes que apresentam sintomas respiratórios. A conduta para casos suspeitos de Coronavírus, em que o quadro é moderado ou leve, é para isolamento e acompanhamento do pacientes. Em casos mais graves, a indicação é por internação em leito isolado.

Para a população em geral, os cuidados para prevenir o coronavírus são os mesmos adotados para outras doenças de transmissão respiratória: lavar as mãos com água e sabão ou álcool, principalmente antes das refeições; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e a boca quando tossir ou espirrar; evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal (copo, garrafa, talher, batom); manter ambientes sempre ventilados; evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.