Saúde promove diversos eventos de combate às hepatites virais no mês de julho

03 de julho de 2017
Programa Municipal de DST/Aids promove ao longo do mês de julho várias ações de luta contra as hepatites virais (foto: Divulgação/PMMC)

O Programa Municipal de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde promove ao longo do mês de julho várias ações de luta contra as hepatites virais. O objetivo é orientar a população sobre as formas de contágio e prevenção da doença, além de promover uma busca ativa de novos casos.

As atividades serão realizadas sempre às terças-feiras, no período da manhã. Nesta terça (04/7), a equipe estará na UPA do Oropó e na próxima, dia 11, na UPA do Rodeio. No dia 18 de julho, o trabalho acontecerá no PACS Jundiapeba e no dia 24, se concentrará no atendimento às pessoas em situação de rua.

No Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, comemorado em 28 de julho, a ação será realizada no Largo do Rosário, com a participação de toda a comunidade interessada. Além disso, é possível realizar a testagem em qualquer unidade de saúde.

As hepatites virais, em especial os tipos B e C, são infecções do fígado causadas por vírus e transmitidas principalmente pelo sangue, sendo a hepatite B também transmitida por relações sexuais.

Os sintomas iniciais das formas agudas podem ser cansaço, tontura, enjoo, febre, dor na região do fígado, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras, mas nem sempre os sintomas aparecem. As hepatites B e C podem se tornar crônicas e evoluírem para doenças mais preocupantes como cirrose e câncer de fígado, por isso a importância de realizar exames de sangue de forma preventiva.

Quem tiver alguma dúvida pode procurar o Programa Municipal de DST/Aids, que funciona de segunda a sexta-feira na rua Fausta Duarte de Araújo, nº 412, no Jardim Santista. O telefone é 4738-5876.

Confira a programação do mês de luta contra hepatites virais:

4 de julho – UPA do Oropó

Avenida Kaoru Hiramatsu, s/nº - Oropó