Secretaria de Agricultura realiza palestra sobre solo para agricultores familiares

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

20 de abril de 2017
A entrega dos equipamentos será na Aprojur, em Jundiapeba, onde tem sido feita a capacitação dos produtores com o objetivo da aplicação de boas práticas agrícolas nas lavouras. (Foto: Divulgaç . . .

A Secretaria Municipal de Agricultura realizou, na tarde desta quinta-feira (20/04) na sede da Associação dos Produtores Rurais de Jundiapeba e Região – Aprojur, em Jundiapeba, a palestra “Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas”. A atividade é o terceiro módulo da capacitação dos agricultores familiares mogianos por meio do projeto “Alimento Saudável é Alimento Seguro”, que integra o programa de Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvido pela Pasta.

“Este trabalho tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da agricultura local. Vamos destacar as boas práticas e potencializar a produção do agricultor para que ele possa ampliar a linha de produtos fornecidos para a merenda escolar e também buscar outros mercados”, explicou o secretário municipal de Agricultura, Renato Abdo, que ministrou a palestra desta quinta-feira (20/04).

O projeto sobre a produção de alimentos saudáveis tem como objetivo a aplicação de boas práticas agrícolas nas lavouras, visando à qualidade e segurança dos alimentos fornecidos à merenda escolar da rede municipal de ensino, por meio do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, os quais serão fornecidos pela agricultura familiar de Mogi das Cruzes. Integra este trabalho também o projeto Diversificação de Culturas, que visa ampliar os tipos de produtos fornecidos pelos agricultores familiares.

Neste ano, o investimento da Secretaria Municipal de Educação na aquisição de produtos da agricultura familiar será de R$ 923.031,35, superando o contrato anterior que foi de R$ 241.310,84. Serão fornecidos cerca de 230 toneladas de produtos, como abobrinha italiana, acelga, agrião, alface crespa, beterraba, cenoura, chuchu, couve manteiga e escarola. (Kelli Correa Brito)