Secretaria de Cultura vai pedir reconsideração para manter grafite na Pinacoteca

Secretaria de Cultura

20 de junho de 2018

A Secretaria Municipal de Cultura vai pedir uma reconsideração do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), na tentativa de manter a arte urbana (grafite) nas paredes do prédio da Pinacoteca de Mogi das Cruzes.

A decisão foi tomada durante reunião realizada na manhã desta quarta-feira (20/06) em São Paulo com técnicos do Condephaat, durante a qual o secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, recebeu a informação de que ainda é possível recorrer da decisão.

A informação foi oficialmente passada por Valéria Rossi, representante do Condephaat. E, segundo Sartori, também ficou claro durante o encontro que os membros do conselho não são contra o grafite em si. A princípio, o Condephaat determinou à Secretaria de Cultura a remoção do grafite.

“Falamos sobre o grafite, dissemos que íamos atender a decisão, fizemos questionamentos e pedimos para ter acesso ao processo. Olhamos a ata e vimos que tivemos 16 votos favoráveis ao grafite da Pinacoteca e depois, orientados pela Valéria Rossi, fomos informados de que podemos fazer um pedido de reconsideração, então e é isso que vamos fazer”, destacou o secretário.

De acordo com ele, o que desencadeou a decisão foi o fato de o Condephaat não ter sido consultado quando da realização da arte. Também por isso, foi discutida na reunião a criação de uma relação mais simbiótica entre o Comphap e o Condephaat, especificamente no que se refere a imóveis inseridos no raio de proteção de 300 metros a partir das Igrejas do Carmo.

Pela proposta, que poderia se formalizar em forma de convênio entre as Secretarias de Cultura municipal e estadual, os projetos só poderiam ser aprovados em São Paulo se antes passassem pelo conselho de preservação do patrimônio de Mogi.

Vale lembrar que o Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes (Comphap), bem como o Conselho Municipal de Cultura (Comuc), aprovaram a realização do grafite. Já o Condephaat não foi consultado pois, à época, o prédio ainda não havia sido oficialmente tombado pelo conselho estadual.

A Secretaria Municipal de Cultura também vai pedir, caso o pedido não seja acatado e o grafite tenha de ser removido, a manutenção das cores das paredes como estão atualmente - na cor areia, com ornamentos em branco, bem como um prazo adicional para a realização de quaisquer modificações, tendo em vista que, originalmente, o prazo seria até setembro.

De acordo com Sartori, os representantes do Conselho estadual sinalizaram ser perfeitamente possível atender a essas requisições. E destacou que o mais importante é reconhecer e valorizar a importância da arte urbana nos equipamentos municipais. "Por mais que a gente tenha que refazer, vamos pedir ao Condephaat para voltarmos a ter arte urbana na Pinacoteca de Mogi", afirmou.

A reunião contou com a presença de dois técnicos do Condephaat, de técnicos da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico (UPPH) da Secretaria de Estado da Cultura, de Afonso Pola, representando a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e de representantes do Comuc, Comphap, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e outros representantes da Secretaria Municipal de Cultura. (Lívia de Sá)