Secretaria de Educação desenvolve ações de acolhimento socioemocional na rede municipal de ensino

Secretaria de Educação

24 de agosto de 2021
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A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes está desenvolvendo ações de acolhimento emocional para atender profissionais, pais e responsáveis e alunos neste processo gradual de retomada das atividades presenciais. A jornada de acolhimento emocional, realizada pelo professor José Henrique Porto, e o projeto “Todos cuidando de todos” são algumas das iniciativas, que estão promovendo um processo de escuta das escolas sobre os impactos da pandemia e acolhendo a todos neste retorno das unidades escolares. 

“Estamos passando por tempos desafiadores e a questão socioemocional foi uma das que mais sofreram impacto na pandemia. Este trabalho de acolhimento é fundamental neste momento de retomada gradual das atividades. Ninguém aprende ou trabalha se estiver em sofrimento”, disse o secretário de Educação, André Stábile. A rede municipal é responsável por 211 unidades escolares, que atendem mais de 47 mil alunos.

O professor José Henrique Porto tem desenvolvido uma jornada de acolhimento socioemocional com as unidades escolares, que tem sido feita de forma online ou presencial de acordo com o pedido da escola. “Esse resgate do senso de propósito do educador, que é servir a sociedade por intermédio da infância, é fundamental no atual cenário. Afinal para cumprirmos nossa missão enquanto professores neste contexto precisamos de  coragem, que é o coração que age, o que vai nos tornar capazes de enfrentar a pandemia e fazer as escolas novamente voltarem a pulsar  ”, explicou o professor.

Além dos profissionais, os encontros também oferecem orientações para os docentes no acolhimento às famílias e alunos. “Buscamos que o grupo se una e estreite as relações, mas, acima de tudo, sensibilize as crianças para mostrar que este retorno às aulas, apesar do inverno é uma primavera. A escola tem que voltar a ter vida e são as crianças que conferem isto ao ambiente escolar”, disse Porto. 

Mais de 10 escolas já participaram dos encontros. Para Erika Masuda, coordenadora do CEIM Profª Eliane Hiratsuka – CEI O Bom Samaritano, no Jardim Camila, o encontro já traz reflexos na equipe. “Foi muito gratificante para equipe. A gente conseguiu ter um olhar mais humano em relação ao outro e com as crianças também, para que elas possam explorar os espaços e ser protagonistas”, disse. 

Todos cuidando de todos
O setor de Psicologia Educacional do Pró-Escolar elaborou o projeto “Todos cuidando de todos” para atender a comunidade escolar, oferecendo práticas por meio de técnicas de reflexão escrita, dialogada e/ou lúdica para elaboração dos sentimentos e dos pensamentos, com estudos baseados na Psicologia Escolar na Perspectiva Crítica. O grupo de 14 psicólogas da rede municipal atende as escolas em reuniões on-line com professores, auxiliares de desenvolvimento infantil e demais profissionais da educação.

A proposta tem o objetivo de acolher os profissionais da educação, levantando as vivências sobre o período da pandemia e proporcionando um espaço de escuta sobre as expectativas do retorno presencial às escolas. “Tem sido uma experiência muito boa. Toda a equipe se acolhe. Quando todos se escutam, todos se acolhem. É muito gratificante a gente poder contribuir neste momento, contemplando todos da equipe escolar. O objetivo do projeto é de que a própria escola multiplique essa proposta de acolhimento”, contou Katya Regina de Souza Barbosa, psicológa educacional do Pró-Escolar, que integra a equipe do projeto. 

No primeiro semestre a vivência foi realizada em 62 escolas e 2 departamentos, atendendo 1.141 profissionais da educação e 37 famílias. As psicólogas, como outras profissionais que atuam na inclusão na rede municipal, estão participando também de Reuniões de Organização do Trabalho Escolar (ROTE) com outros temas, orientando as equipes escolares sobre outros temas, como o desenvolvimento da linguagem, desenvolvimento infantil e consciência fonológica. 

No início do ano letivo, a Pasta promoveu lives de acolhimento emocional e recentemente, os educadores participaram de uma formação com o educador Mario Sergio Cortella, referência nacional na área educacional, que tratou sobre recomeços educacionais, visando criar identificação coletiva com as condições psicoemocionais de profissionais da educação de outras cidades.