Secretaria de Educação vai implantar novas ferramentas tecnológicas na rede em 2017

20 de fevereiro de 2017

Com o retorno dos alunos da rede municipal ás aulas, este mês, a Secretaria Municipal de Educação trabalha este ano com o objetivo de implantar novas ferramentas tecnológicas, visando uma maior aproximação com os pais. Deverão ser atendidos neste ano 48 mil alunos, sendo 25 mil em período integral.

“Hoje temos pais que muitas vezes não conseguem ir até a escola para resolver os problemas. A Secretaria está trabalhando, a partir desta gestão, no lançamento de um recurso tecnológico, que facilite o acesso à informação por parte dos pais. A ideia é que seja um aplicativo e agora estamos na fase de ajustes internos. Queremos lançar ainda este ano para todos os alunos”, explicou a secretária Juliana Guedes.

Para o uso deste novo recurso, auxiliares administrativos das unidades escolares participaram de uma formação sobre o Sistema de Gestão Educacional (SGE), responsável pela informatização dos processos da Secretaria de Educação. Além da nova ferramenta, as escolas também receberam a novidade do uso de um material didático padrão.

A partir deste ano, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental terão como livros didáticos base, os livros do Programa Ler e Escrever, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Governo do Estado que acontece desde 2010. O trabalho será alinhado aos documentos curriculares da rede municipal, elaborados, ao longo dos últimos anos, por educadores das escolas mogianas.

A equipe de manutenção também realizou serviços em diversas unidades, de acordo com a demanda. Prédios de escolas municipais e departamentos da Pasta estão recebendo serviços de pintura, troca de canaletas, instalação de ventiladores, entre outros reparos. As unidades também contam com os recursos do Programa de Transferência de Recursos Financeiros – PTRF, recurso municipal repassado às escolas, para pequenos reparos.

Inscrições para creches serão em março

Para os pais que buscam vagas em creches, que oferecem atendimento a alunos da educação infantil em tempo integral, a Secretaria de Educação abrirá entre os dias 6 e 10 de março, as inscrições para o Cadastro Municipal Unificado (CMU), lista única de crianças que aguardam vagas em creches.

A inscrição poderá ser feita na escola mais próxima da residência da criança. As inscrições no CMU ocorrem três vezes ao ano nos meses de março, julho e novembro, conforme orienta o Decreto Municipal nº 13.965 de 05/02/2014. Mais informações pelo telefone 4726-1329. (Kelli Correa Brito)