Secretaria de Saúde inicia capacitação sobre o novo módulo do SIS

21 de agosto de 2017

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (21/08) a primeira turma de capacitação do novo módulo do SIS – Sistema Integrado de Saúde. O curso está sendo realizado no Laboratório de Informática da Escola de Governo e é destinado aos profissionais que atuam nas unidades de saúde para o aprimoramento dos serviços prestados à população mogiana.

O Sistema Integrado de Saúde foi construído com o objetivo de permitir a gestão plena das unidades de saúde do município e facilitar o acesso para os munícipes. Entre as vantagens já garantidas pelo SIS estão: controle absoluto sobre o prontuário dos pacientes, controle de estoque de medicamentos, produtividade e efetividade das equipes, levantamento de perfis epidemiológicos para planejamento de ações estratégicas, redução do absenteísmo, gerenciamento de informações administrativas, gerenciamento de informações sociais e agilidade no fechamento mensal de faturamento.

O próximo passo será a evolução do SIS com novas tecnologias da informações e avanços em diversos recursos como monitoramento e estatística. Entre os objetivos está oferecer maior autonomia para o cidadão por meio de tecnologias atualizadas, com simplicidade e eficiência.

Para ter acesso ao atendimento, o paciente conta com o Cartão SIS, uma ferramenta de identificação do usuário do sistema público de saúde criado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. O Cartão SIS reúne informações essenciais para a realização de procedimentos da área médica como nome do usuário, nome da mãe, data de nascimento, CPF, número do prontuário e número do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

Com o Cartão SIS, todo atendimento feito pelo paciente em qualquer unidade de saúde do município fica registrado em um cadastro único: consultas médicas, exames, medicamentos retirados nos postos, vacinas, entre outros. Sua apresentação é obrigatória para todos os atendimentos ambulatoriais, como consultas de rotina, exames e retornos.