Secretaria de Transportes implanta faixa preferencial de ônibus em corredor viário

Secretaria de Mobilidade Urbana

06 de julho de 2018
Placas de sinalização foram implantadas pelas equipes da Secretaria de Transportes e o objetivo é oferecer melhores condições para o trânsito dos ônibus (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Transportes está implantando faixa preferencial para circulação de ônibus no corredor formado pela rua José Bonifácio e pela avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. A medida faz parte dos trabalhos de revitalização da sinalização da região central e melhoria da mobilidade urbana.

A implantação das placas de sinalização começou nesta quinta-feira e está sendo feita pelas equipes da secretaria. Com a medida, a faixa da direita das vias terão o trânsito preferencial de ônibus.

“Já temos um grande respeito da faixa de ônibus pelos veículos, mesmo sem a sinalização implantada. Com a faixa preferencial, a circulação dos ônibus será ainda mais facilitada, beneficiando os passageiros que poderão chegar mais rápido a suas casas, trabalho, estudo ou compromissos”, destacou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou ainda que não estão previstos problemas para a fluidez do trânsito com a nova faixa. “Na prática, a maioria dos motoristas já respeita a faixa da direita destas vias como espaço para o transporte coletivo”, disse.

Além do corredor da rua José Bonifácio e da avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, a Secretaria Municipal de Transportes está estudando outros locais que poderão receber faixas preferenciais. A rua Ipiranga é um dos locais que deverão ser beneficiados.

Nova faixa

A Secretaria Municipal de Transportes também implantou uma nova faixa para pedestres na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, em frente ao prédio-sede da Prefeitura. Nos primeiros dias de operação, agentes municipais de trânsito estão acompanhando a travessia.

“Este é um ponto em que foi identificado pelas observações e levantamentos feitos pela secretaria como de risco para os pedestres, uma vez que as pessoas saíam da Prefeitura pela escadaria e atravessavam a avenida entre os carros. Com a nova faixa, esperamos que haja uma melhoria na segurança dos pedestres, que é prioridade no trabalho da secretaria”, disse José Luiz.

A pasta está realizando ainda um grande trabalho de revitalização da sinalização de trânsito da região central da cidade e do Centro Cívico. As intervenções beneficiam vias importantes como as ruas José Bonifácio, Navajas, Major Pinheiro Franco, Olegário Paiva e a avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco. (Luiz Maritan)