Secretaria do Verde e Meio Ambiente abre inscrições para passeio ecológico na serra

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

27 de fevereiro de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes já abriu as inscrições para o próximo passeio ecológico no Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Melo Freire – Chiquinho Veríssimo. De espaço urbano aberto à população nas décadas de 70 e 80, o parque transformou em uma reserva ambiental e recebe visitas monitoradas.

Os passeios acontecem duas vezes por mês, sempre das 9h às 12h. Já foram realizadas duas visitas este ano e a próxima acontecerá no dia 4 de abril. As inscrições estão abertas e há 100 vagas disponíveis. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5959, a partir das 13h de quarta-feira.

As visitas incluem uma palestra sobre o ecossistema do local e uma trilha monitorada. O percurso é considerado de média complexidade e os participantes podem ver algumas das 300 espécies nativas de vegetação existentes no parque, algumas curiosas, como as micro-orquídeas. Além disso, com um pouco de sorte, também é possível avistar animais.

O Parque Natural Municipal tem 352,3 hectares de área e abriga 300 espécies de vegetação. No local, já foram identificadas quase 300 espécies de aves, o que é quase o mesmo que em toda a Europa, além de 40 espécies de mamíferos.

O reconhecimento do parque como unidade de conservação, desde 2009, permite que a área receba recursos provenientes de compensações ambientais por obras que tragam impacto natural em Mogi das Cruzes e região.

Mas há outras opções de lazer na cidade para quem está de folga neste feriado. Os parques Centenário, Leon Feffer e Botyra Camorim Gatti permanecem abertos diariamente, cada um com uma característica própria.

Além disso, o recém-inaugurado Parque da Cidade vem se transformando em um polo de atividades esportivas e está com inscrições abertas para várias modalidades.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Lima, lembra que os equipamentos passam por manutenção contínua e, com o calor, devem receber bom público neste feriado prolongado.

“Os mogianos têm ótimas opções de diversão e contemplação da natureza, pois a cidade possui parques estruturados e bem distribuídos geograficamente, atendendo a moradores de vários bairros da cidade”, afirma.

Contemplativo

Situado na avenida Francisco Rodrigues Filho, no distrito de Cezar de Souza, o Parque Centenário se consolidou como uma alternativa para quem gosta de apreciar o meio ambiente e praticar exercícios.

Desde que foi inaugurado, em 2008, o Centenário recebe um número crescente de frequentadores. Nos finais de semana normais, cerca de 2,5 mil pessoas passam pelo local. Durante o verão, com o aumento da temperatura, este número chega a dobrar.

As pessoas podem percorrer uma pista que contorna todo o equipamento e margeia o Tietê. Com um pouco de sorte, é possível ver animais silvestres no trecho mais próximo do rio. No ano passado, foram instaladas churrasqueiras que podem ser usadas pelos frequentadores.

Quem preferir, pode alugar uma bicicleta e pedalar pelo Centenário, que conta ainda com ampla área gramada e espaços para a prática de exercícios físicos, bem como lanchonete e banheiros.

O parque passou por uma reforma no ano passado. As pontes que cruzam os lagos não são mais usadas pelos frequentadores e têm caráter contemplativo, com elementos que remetem à cultura japonesa.

Com a grande frequência de pessoas, um desafio da Secretaria do Verde é a manutenção do espaço, com a redução das ações de vandalismo. Guardas municipais percorrem o local a pé e de moto diariamente, mas a conservação de equipamentos como papeleiras nos banheiros, torneiras, vasos sanitários, além do próprio descarte de lixo, depende basicamente do senso de cidadania dos frequentadores.

Leon Feffer e Botyra

Localizado na avenida Valentina Mello Freire Borenstein, em Braz Cubas, o Parque Leon Feffer também fica situado às margens do Tietê. O equipamento possui quadras poliesportivas, pista de caminhada, uma ampla área verde preservada e muito espaço para quem quer descansar ou praticar atividades ao ar livre.

Para os moradores de Braz Cubas, o acesso ao parque é fácil e rápido. O secretário Daniel Lima explica que a presença deste equipamento em um dos maiores distritos da cidade é importante: “Os mogianos que moram em Braz Cubas e em Jundiapeba têm um parque perto de casa, com boas opções de lazer e onde é possível admirar a diversidade natural da cidade”, observa.

Já o Parque Botyra Camorim Gatti fica no centro da cidade e conta com pista de skate, pista para caminhada e quadras esportivas de areia. Sua boa localização atrai também frequentadores de bairros próximos, como Mogilar, Rodeio e Shangai. (Marco Aurélio Sobreiro)