Secretário Estadual de Logística e Transportes vistoria a estrada da Volta Fria

Gabinete

08 de fevereiro de 2019

Até o final deste mês, o Governo do Estado deverá dar uma resposta sobre o pedido de pavimentação e construção de uma nova ponte na estrada da Volta Fria. A informação foi passada, na manhã desta sexta-feira (08/02), pelo secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, durante visita a Mogi das Cruzes, ao lado do prefeito Marcus Melo, do deputado federal Marco Bertaiolli, do deputado estadual Estevam Galvão e autoridades.

“Isso passa a ser prioridade para a gente. Não tem cabimento fazer um percurso como este e desembocar em uma ponte como esta. Nos próximos 15 dias, o DER fará uma análise dos projetos e da questão orçamentária e trazer uma posição”, destacou João Otaviano. “Esta via faz uma importante ligação com a avenida das Orquídeas, criaria um importante eixo de desenvolvimento para a região e também tiraria parte do trânsito de outras avenidas”, completou.

A pavimentação da estrada da Volta Fria é uma solicitação antiga da cidade. A via possui cerca de 7,5 quilômetros e liga a Via Perimetral à avenida Guilherme George, em Jundiapeba. Além disso, o projeto também prevê a construção de uma nova ponte sobre o rio Tietê, que substituiria a atual, que é de madeira e permite apenas a passagem de um veículo por vez.

A intenção é de que a via seja uma nova opção de ligação para as pessoas que trafegam entre a região central e o distrito de Jundiapeba. Além disso, o investimento também busca a melhoria da qualidade de vida da população da região da Volta Fria.

“A visita do secretário João Otaviano é importante para verificar as condições da estrada e a importância desta obra para a toda a região e para os moradores. A Prefeitura vem realizando a manutenção da via com máquinas recentemente adquiridas e vamos continuar trabalhando para que a via seja pavimentada e uma nova ponte seja construída”, disse o prefeito Marcus Melo.

Durante a visita, o secretário estadual de Logística e Transportes também recebeu a solicitação para que seja construído um trevo de acesso da rodovia Ayrton Senna para o Distrito Industrial do Taboão. O dispositivo facilitaria o acesso para a região, que é a última grande área para expansão industrial da Região Metropolitana.

Também foram discutidas as obras de duplicação da rodovia Mogi-Dutra, no trecho entre a rodovia Ayrton Senna, e os serviços para a contenção de encostas no trecho de serra da rodovia Mogi-Bertioga. Com as fortes chuvas desta semana, a ligação com o litoral voltou a apresentar queda de barreiras, que interditaram parcialmente a rodovia.

“Os estudos desenvolvidos no local mostram que se trata de um maciço que está muito instável e hoje estamos trabalhando para corrigir os problemas que aparecem. Mas também estamos estudando alternativas do ponto de vista da engenharia para termos ações mais definitivas para que os motoristas não tenham risco de um deslizamento”, disse João Otaviano.

Também acompanharam a visita o presidente da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, Sadao Sakai, os vereadores Edson Santos, Antonio Lino, Rodrigo Romão, José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa, e Marcos Furlan, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, além dos secretários municipais de Obras, Walter Zago, e de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues. (Luiz Maritan)