Semae conclui instalações elétricas no reservatório da Vila Natal e abastecimento é retomado

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

04 de agosto de 2020

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu, dentro do horário previsto, por volta das 7h, as novas instalações na cabine de energia elétrica do Reservatório Baixo 1 (RB1), na Vila Natal, que integram as obras para implantação do sistema de bombeamento que atenderá o reservatório de 8 milhões de litros instalado na Vila Pomar. Com isso, o abastecimento foi retomado nos bairros atendidos pelo RB1.

O sistema de bombeamento fará, futuramente, a transferência de água do reservatório da Vila Natal para o da Vila Pomar, que integrará o Centro de Reservação Vila Moraes. O sistema está em fase de implantação e abastecerá uma região onde vivem 68 mil pessoas. O investimento é de R$ 14,3 milhões (divididos entre Município e Governo Federal).

Está em andamento a primeira de cinco etapas de implantação de todo complexo, que inclui o reservatório de 8 milhões de litros; uma adutora de 5 quilômetros que o liga ao reservatório da Vila Natal; uma estação elevatória (de bombeamento), também na Vila Natal e que fará a transferência de água tratada entre o RB1 e a Vila Pomar, e as redes de distribuição, que serão licitadas.

O novo reservatório da Vila Pomar é o terceiro maior da cidade e o segundo entre as estruturas próprias do Semae – fica atrás apenas dos reservatórios RB1, da Vila Natal (15 milhões de litros), e do RB2, do Jardim Santa Tereza (que pertence à Sabesp e armazena 20 milhões de litros).

Após concluído todo o sistema de abastecimento, considerando as cinco etapas, o centro de reservação atenderá, além da Vila Moraes e da Vila Pomar, diversos bairros do entorno: Jardim Nathalie, Parque Olímpico, Residencial Thayza, Vila Brasileira, Vila da Prata e Vila Melchizedec, entre outros.

A maioria dos bairros beneficiados com o novo sistema já é atendida atualmente com abastecimento de água. Mas o crescimento da cidade exige investimento para ampliar o sistema e deixá-lo preparado para novas demandas, que são constantes.