Semae interrompe distribuição de água pela ETA Leste para impermeabilização de reservatório

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

04 de julho de 2017
Reforma da impermeabilização interna o reservatório da ETA Leste melhorará segurança da estrutura (Foto: Ney Sarmento/PMMC)

Dando continuidade à reforma da impermeabilização do reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Leste, no Socorro, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) interromperá, na próxima quinta-feira (06/07), a distribuição de água para 22 bairros, num total de 19,5 mil ligações (78 mil pessoas). Além da segurança estrutural do sistema, o objetivo da obra é reduzir as perdas de água tratada.

O investimento, de R$ 480 mil, consiste na recuperação estrutural de paredes, pisos e lajes, e reforma da impermeabilização interna das duas câmaras do reservatório, que tem capacidade para 4,5 milhões de litros e abastece os distritos de Cezar de Souza e Sabaúna e alguns bairros da região do Rodeio.

A interrupção do fornecimento de água será das 6h30 às 18h. O abastecimento, no entanto, deve ser normalizado somente na madrugada de sexta-feira (07/07).

Devido à paralisação, a autarquia pede aos moradores que utilizem água de forma racional, reduzindo o tempo de banho, evitando lavar carros e quintais e combatendo o desperdício ao executar as tarefas domésticas indispensáveis como a lavagem de louças e roupas.

Quem possui caixa d’água em casa não sentirá os efeitos da paralisação. Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do fornecimento de água, principalmente nos locais mais altos ou que trabalham por redes bombeadas, onde é necessário mais tempo para que o abastecimento seja normalizado.

A reservação de 200 litros diários para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para ao menos mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas, mesmo sem fornecimento de água da rua. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.

Redução de perdas

Outra reforma recente, concluída em maio e que faz parte do mesmo projeto de diminuição de perdas é a recuperação estrutural do Reservatório Baixo 1 (RB-1), na Vila Natal. O investimento foi de R$ 790 mil.

Maior reservatório da autarquia, com capacidade para 15 milhões de litros, o RB-1 foi inaugurado em 1972 e abastece uma área onde vivem aproximadamente 230 mil pessoas. Além da recuperação da estrutura de concreto, foi aplicado um novo revestimento impermeável no interior do reservatório.

Mogi das Cruzes fechou o ano de 2015 com 48,8% de perdas, relacionadas não apenas a vazamentos, mas também a ligações clandestinas/furto de água e hidrômetros antigos que não registram corretamente o volume consumido.

O índice vem caindo gradativamente, graças aos investimentos. O percentual de perdas relativo a 2016 está sendo consolidado junto ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS). (Julio Nogueira)

Bairros onde o abastecimento será interrompido na quinta-feira (06/07):

Botujuru

Conjunto Habitacional Vereador Jefferson da Silva

Jardim Bela Vista

Jardim Cíntia

Jardim das Bandeiras

Jardim Juliana

Jardim São Pedro

Loteamento Morada do Sol

Loteamento Rio Acima

Residencial Granja Anita