Semana do Brincar em Mogi das Cruzes terá bate-papo musical para educadores nesta sexta

25 de maio de 2023

A programação da edição municipal da Semana Mundial do Brincar (SMB), realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes e a Aliança pela Infância, terá um bate-papo musical para profissionais da educação nesta sexta-feira (26/05) com o grupo Tiquequê. O evento também será solidário com a doação de um quilo de alimento não perecível em troca dos ingressos. Os alimentos doados serão destinados ao Fundo Social de Mogi das Cruzes.

O encontro será no Auditório do Cemforpe, às 19 horas e também terá a participação de estudantes de graduação do Centro Universitário Braz Cubas. “Vai ser um momento bem especial de reunirmos nossos profissionais para um bate-papo com muita música e diferentes linguagens artísticas para valorizar o brincar e sua importância no desenvolvimento da criança”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos. A Semana é organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta.

O Tiqueque cria espetáculos infantis que unem música, dança, teatro e narração de histórias, reinterpretando cantigas e canções do passado e do presente. Formada por Diana Tatit e Wem, a dupla completou 20 anos de carreira. Desde sua fundação, o grupo montou 5 espetáculos: Toc Patoc (2001), Tu toca o quê (2008), Canta Outra (2011), O gigante (2015), Barulhinho, Barulhão (2017). Na internet, são mais de 153 milhões de visualizações e 290 mil inscritos em seu canal do YouTube, 86 mil seguidores no Facebook e 119 mil no Instagram. O grupo se apresentará por meio de uma parceria com o plataforma Matific.

Antes do encontro, a partir das 18 horas, os participantes poderão trocar seu ingresso por um quilo de alimento não perecível. Os alimentos serão destinados para o Fundo Social de Mogi das Cruzes. A destinação final dos alimentos, como tudo o que é recebido pelo órgão, vai para famílias e comunidades em situação de vulnerabilidade, com intermédio das instituições sociais, associações e lideranças de bairro cadastradas.

Brincar nas escolas e no Parque Centenário
A edição municipal da Semana Mundial do Brincar tem como tema neste ano “A natureza no brincar”. As atividades começaram na última segunda-feira (22/05) e até esta sexta-feira (26/05), escolas e creches da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes estão aproximando e favorecendo os vínculos das crianças com o ambiente natural com brincadeiras utilizando elementos da natureza.

O Dia Mundial do Brincar, celebrado no dia 28, será marcado pela Manhã de Brincadeiras no Parque Centenário. O evento será às 10 horas e terá oficinas com técnicos do Departamento Pedagógico e alunos de cursos de graduação do Centro Universitário Braz Cubas. Além das 12 oficinas oferecidas para crianças de todas as idades, será realizado também o projeto Mogi, Cidade Leitora com contação de histórias. O projeto estimula a leitura nas unidades escolares e em toda cidade.