Seminário Olhares da Gestão Cultural lota o auditório da Prefeitura

Secretaria de Cultura

21 de março de 2017

O auditório do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes atingiu sua ocupação máxima nesta terça-feira (21/03), durante a realização do seminário Olhares da Gestão Cultural. Parceria da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, com o programa Oficinas Culturais, do Governo do Estado de São Paulo e contando com apoio institucional do Sesc Santo André, o evento teve a presença de diversos profissionais renomados da área cultural e foi aberto pelo prefeito Marcus Melo, que enfatizou os avanços do município no que tange à política cultural.

“Aqui em Mogi das Cruzes a cultura é levada a sério. Desde que a Secretaria de Cultura foi criada, em 2009, o município passou a desenvolver fortemente sua política cultural. Isso vem sendo administrado de forma sólida ao longo dos últimos anos e assim continuará pelos próximos. Agradeço muito a presença de todos, inclusive aqueles que não são de Mogi das Cruzes e desejo a todos um excelente dia de trabalho, de troca de ideias e de experiências. É uma honra recebê-los”, pontuou, deixando votos de congratulações aos artesões, que foram oficialmente homenageados no último domingo, 19 de março, Dia do Artesão.

O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, também falou sobre a evolução da cultura de Mogi das Cruzes e fez um convite às pessoas que não são de Mogi para conhecerem os equipamentos culturais da cidade. “Não tenho dúvidas de que estamos trilhando um caminho diferente na cultura da cidade. Saltar de oito para 21 equipamentos culturais é uma prova disso. Inaugurar o Centro Cultural, que era aguardado há 70 anos pela cidade, é mais uma prova. Percebo que aqui há pessoas de Bertioga, Itupeva, Barueri. Convido todos a fazerem uma caminhada no Centro da cidade, onde está reunida a maioria dos nossos equipamentos culturais”, destacou.

O seminário foi composto por quatro palestras e dois debates, todos conduzidos por profissionais de reconhecida atuação. No período da manhã, o foco das discussões foi a economia criativa, enquanto ferramenta de geração de emprego e renda e a gestão municipal de cultura. A política de descentralização das ações culturais também foi debatida pela manhã. Já no período da tarde, o eixo do debate foram indicadores sociais e culturais, que apontam em que estágio estão as políticas públicas desenvolvidas e quais os caminhos a serem seguidos.

O seminário teve início com duas palestras - “Gestão cultural no âmbito municipal”, por Carlos Augusto Calil e “Economia do conhecimento: os novos desafios do século 21”, ministrada por Lidia Goldestein. Seguiu, ainda no primeiro período, com o debate “A cultura como vetor de desenvolvimento municipal”, com os dois primeiros palestrantes e mediado por Ana Carla Fonseca.

Já no período da tarde foram mais duas palestras - “Geração de indicadores para gestão cultural”, por Frederico Barbosa e “Políticas culturais: uma reflexão sobre o uso de indicadores”, por Cristina Lins, seguidas pelo debate “Plataformas digitais como ferramenta de gestão”, novamente mediado por Ana Carla Fonseca e com a participação dos dois palestrantes do segundo período.

Esta foi a primeira edição do seminário Olhares da Gestão Cultural de 2017. O projeto, contudo, já existe desde 2014 e já teve 15 edições, realizadas na capital paulista e também em cidades do interior. Em Mogi das Cruzes, este foi o segundo seminário cultural realizado em parceria com o Governo do Estado e o primeiro que ocorreu no prédio-sede da Prefeitura.

Além dos palestrantes e público espontâneo, o seminário contou também com a presença de representantes de secretarias e diretorias de cultura de outros municípios. O Sesc Santo André estava representado por Jayme Paez, que gerencia a unidade.

Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão

A 9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão, que está desde o dia 14 de março no hall de exposições do prédio-sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ganhou um importante complemento nesta terça-feira (21/03), juntamente à realização do Seminário Olhares da Gestão Cultural. Além das 42 bonecas que já estavam expostas no hall que dá entrada ao auditório, a mostra contou, exclusivamente nesta terça-feira, com exposição e venda de artigos produzidos por artistas e artesãos de Mogi das Cruzes, como objetos de devoção ao Divino Espírito Santo (estandarte, oratório e pingentes), bolsas em patchwork e couro, porcelanas com pinturas de locais típicos da cidade, tapetes, sabonetes, doces com castanha do Pará, panos de prato, cadernos, caixas e marcadores de páginas.

Os produtos são confeccionados pelos artistas que participam do programa Mogi Feita a Mão. São eles: Sandra Lopes, Nilda Galhardo, Kayyse, Edna Castro, Lenir Assis, Yukie Nisiyama, Lena Souza, Maria Socca, Adelaide Swettler, AnaMarB, Elisete Ortiz, Fernando Fori, Luiza Kraus, Inês Fernandes e Maristela Afro.

A 9ª Mostra Comemorativa ao Dia do Artesão fica aberta até o final desta semana e pode ser visitada gratuitamente até a sexta-feira (24/03), das 8h às 18h. (Lívia de Sá)