Serviços essenciais seguem funcionando nesta quarta-feira

Gabinete

29 de maio de 2018

Os serviços municipais essenciais seguem funcionando nesta quarta-feira (30/05). A manifestação dos caminhoneiros em todo País está no nono dia de paralisações e afeta vários setores, provocando escassez de insumos.

Confira como ficarão os serviços municipais nesta quarta-feira.

Funcionamento dos serviços públicos nesta quarta-feira (30/05), em Mogi das Cruzes:

ESTOQUE DE COMBUSTÍVEL DA PREFEITURA – No último sábado (26/05), a Prefeitura de Mogi das Cruzes conseguiu completar os seus níveis de diesel, gasolina e etanol. O combustível veio de uma distribuidora que abastece um posto do município e foi destinado a viaturas que prestam serviços essenciais. Esses veículos continuam sendo abastecidos diariamente, conforme a necessidade.

SERVIÇO FUNERÁRIO – Está operando normalmente até o momento. Porém, a empresa que atua no Cemitério da Saudade tem estoque de combustível até esta quinta-feira. Já a que presta serviços funerários no Cemitério São Salvador tem estoque até a próxima segunda-feira (04/06).

VEÍCULOS ADMINISTRATIVOS – Não estão sendo abastecidos, pois a prioridade está com a prestação dos serviços essenciais.

TRANSPORTE PÚBLICO – Circulação de ônibus seguirá o mesmo esquema adotado desde o início da crise, com redução de aproximadamente 20% da frota. Total de 175 ônibus em circulação. Entre quinta-feira (31/06) e domingo (03/06) a frota em circulação será de 114 veículos/ dia. Já na próxima segunda-feira (04/06), a previsão é de colocar 185 veículos. A previsão é de retomar a frota total, composta por 223 veículos, na próxima terça-feira (05/06).

LINHAS INTERMUNICIPAIS – A EMTU informa que ônibus das empresas Pássaro Marron, Cometa e Viação Sampaio estão com atendimento normal. Viação Jacareí: redução de 30% na frota. Breda: redução de 50%. Radial: redução de 40%.

EDUCAÇÃO – Aulas nas escolas municipais estão sendo realizadas normalmente. A unidade da Chácara Guanabara está com atendimento paralisado, em razão de ausência de funcionários. O CEIC Brincando e Aprendendo, em Cezar de Souza, CEIM Prof. Wilson Nogueira, na Porteira Preta e CEIM Prof. Reynaldo Batalha, na Vila Nova Aparecida não funcionarão nesta quarta-feira (30/05) devido à ausência de funcionários e o desabastecimento de gás.

MERENDA ESCOLAR – O serviço segue normalizado com estoque suficiente para até a próxima terça-feira (05/06). Há problemas com o fornecimento de frutas e hortaliças, que estão sendo substituídas, causando algumas alterações no cardápio.

TRANSPORTE ESCOLAR MUNICIPAL – Funciona normalmente o transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes.

SAÚDE – Unidades de Saúde funcionam normalmente.

SAMU/ AMBULÂNCIAS – Serviços estão mantidos, inclusive transporte de pacientes para outras unidades de saúde fora do município.

HOSPITAL MUNICIPAL – Atendimento segue normalizado. As cirurgias agendadas para esta quarta-feira (30/05) estão mantidas.

DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS – Os quatro medicamentos em falta desde a segunda-feira (28) estão em trânsito para entrega. São eles: sertralina, clonazepam (saúde mental), dexametasona ampola (antiinflamatório) e sulfato ferroso (suplemento vitamínico). A Secretaria de Saúde está substituindo os dois últimos por medicamentos equivalentes. Já os primeiros dependem de avaliação médica para eventual substituição.

COLETA DE LIXO – Funciona normalmente.

SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO – Serviços manuais, como roçada e varrição, estão sendo realizados normalmente. A Operação Tapa-Buraco está paralisada, após uma semana sem o abastecimento de asfalto. Há um estoque de asfalto frio, destinado aos casos mais urgentes.

SEMAE – Abastecimento: recomenda-se a máxima economia possível de água, pois o estoque de produtos utilizados no tratamento está baixo. Na segunda-feira (28/05), o Semae, com escolta da Polícia Militar, retirou parte produtos químicos necessários nos fornecedores. O abastecimento de água nos bairros distantes, feito por caminhões-pipa, foi retomado.

Acompanhamento da situação

Como vem fazendo desde o início da crise provocada pela paralisação dos caminhoneiros, a Prefeitura segue acompanhando a situação e seus efeitos. Se novas medidas forem necessárias, a população será informada por meio de nossos canais oficiais. A administração municipal reitera o pedido de desculpas por eventuais transtornos e conta com o apoio e a compreensão de todos.