Simulação de acidente alerta sobre a importância do comportamento seguro no trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

25 de maio de 2023

Quem passou pela região do Largo do Carmo na manhã desta quinta-feira (25/05) presenciou a cena de uma grave ocorrência de trânsito. Carro capotado, rua interditada, ônibus e motocicleta envolvidos, feridos e o atendimento do Samu e do Corpo de Bombeiros fizeram parte da Simulação de Acidente, uma ação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes, voltada à conscientização sobre a necessidade da adoção de comportamento seguro no trânsito.

Na simulação, um veículo em alta velocidade perde o controle e atinge uma motocicleta e um ônibus antes de capotar. Os passageiros do veículo e motociclistas ficaram gravemente feridos. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros são deslocadas para o local, realizam o atendimento e removem os feridos para o hospital.

“A ação busca ser o mais real possível, com material reproduzindo sangue, veículos envolvidos e todas as providências que compreendem uma ocorrência de trânsito. Com isso, a população pode ter a verdadeira noção da gravidade dos acidentes e entender a necessidade de respeitar a sinalização e adotar um comportamento seguro”, destacou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Caio Luz.

A simulação foi realizada a partir das 9 horas, na rua Otto Unger, em frente ao Largo do Carmo. Além da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o trabalho teve a participação do Corpo de Bombeiros, do Samu, do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, de uma escola de enfermagem, da concessionária Princesa, do transporte coletivo, e de voluntários.

“Além do enfoque na conscientização da população e na educação para o trânsito, este trabalho também é importante como treinamento para todos os órgãos que estão, no dia a dia, atendendo os moradores de Mogi das Cruzes. Sendo assim, tem uma importância a mais, dentro do Maio Amarelo”, disse o diretor de Educação para o Trânsito e Segurança Viária, Cauê Moraes.

As pessoas que passavam pelo local puderam assistir toda a realização da simulação. O trânsito foi interditado durante a manhã nas ruas Otto Unger e São João. Com isso, o trânsito foi desviado para vias próximas.

As ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes estão sendo realizadas durante o mês, com atividades voltadas a todas as idades e aos mais diferentes atores do trânsito, como pedestres, motoristas, motociclistas e profissionais que atuam no transporte coletivo. Alunos de escolas da cidade também participam da Escola Mirim de Trânsito, com atividades teóricas e práticas no espaço localizado no distrito de Cezar de Souza.

Outro destaque da programação é o 3º Concurso de Mobilidade e Educação, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O tema deste ano é “Caminho para o futuro”. A ação tem a participação de alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Especial e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Mais informações sobre as ações do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4798-6783.